Quinta, 08 Agosto 2013 19:29
Intercâmbio cultural
ComCopa
Alunos Centro Interescolar de Língua participantes do programa “Um gol de educação” trocam experiências com jovens embaixadores norte-americanos durante visita a arena brasiliense
Estudantes norte-americanos de escolas públicas e 40 alunos do Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal (CIL) participantes do programa Um Gol de Educação tiveram a oportunidade de conhecer o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e trocar experiências. Durante a visita o grupo pode entender o funcionamento da moderna estrutura sustentável da arena.
Wellen Martins, de 18 anos, estudante do CIL de Sobradinho, destacou a importância de ter um estádio na Capital Federal que contribui com o meio ambiente. “Uma obra deste tamanho e que pensa no bem estar da população é difícil de imaginar, mas fiquei impressionado com o nível de sustentabilidade do Mané Garrincha. Não sabia que existia todo um projeto ecológico por trás”, revelou.
A estudante americana, Zae Melton, de 16 anos, ficou surpresa com a arquitetura do Mané Garrincha. Pela primeira vez no Brasil, disse que o estádio é uma das obras mais bonitas da capital. Mesmo conhecendo outros estádios, afirmou que o de Brasília é o mais bonito que já conheceu. “A concepção do projeto é incrível principalmente por envolver a questão ambiental que é tão importante no mundo em que vivemos”, disse a estudante.
A beleza da arena e o sistema de armazenamento da água da chuva foram os temas das conversas dos estudantes, ao ficarem sabendo como funciona o sistema formado por cinco cisternas no interior do estádio e um lago de retenção no entorno, na área mais baixa do terreno.
A estudante da Carolina do Norte, Mary Jessy,16 anos, após a visita ressaltou que o intercâmbio com os brasileiros é muito importante para a promoção e internacionalização da cultura dos dois países. “Participar de uma visita como essa é ter um ganho enorme na troca de experiências, principalmente o de conhecer uma nova cultura como a do Brasil”, comentou a estudante.
Maycon Luiz, 19 anos, contou que pela primeira vez pode ter contato com americanos, podendo melhorar o seu inglês e fez planos para participar como voluntário para Copa de 2014. “Essa experiência foi decisiva, agora tenho autoconfiança em poder recepcionar turistas estrangeiros em eventos de Brasília”, disse o universitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário