Desafio das Américas
Kleyton Almeida, ComCopa
Parlamentares de 37 países das Américas se reuniram em jantar de confraternização no Mané Garrincha. O encontro fez parte da 12ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas que debateu, em Brasília, os desafios do desenvolvimento sustentável no continente
| Fotos: Andre Borges/ComCopa |
“É uma honra participar de um evento neste estádio magnífico”. Foi com essa frase que o presidente da Confederação Parlamentar das Américas (Copa), deputado canadense Jacques Chagnon, abriu o jantar de confraternização realizado ontem (15/10), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, por ocasião da 12ª Assembleia Geral da instituição.
Deputados distritais, federais e de 37 países da América do Sul, do Norte e Central se reuniram no estádio para participar da assembleia, que debateu os desafios do desenvolvimento sustentável no continente.
Na ocasião, Jacques Chagnon ressaltou Brasília como cidade-sede da Copa do Mundo e sua importância como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Durante o evento no Mané Garrincha, o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wasny de Roure, afirmou que a Confederação Parlamentar das Américas é uma organização apartidária, cujo desafio hoje é encontrar respostas para problemas comuns no desenvolvimento sustentável das Américas. O parlamentar também elogiou a iniciativa do GDF, de trazer a delegação das Américas para participar de um jantar no mais novo monumento da cidade, ao se referir ao estádio.
“A noite de hoje foi a oportunidade de Brasília construir uma aproximação e diálogo com os países que integram a Confederação, na formulação de políticas públicas para a cidade. Receber os parlamentares no estádio é demonstrar a eles outro espaço da cidade. Eles vão levar para seus países como referência um estádio sustentável, além da sua bela arquitetura”, ressaltou o deputado.
Integração - O governador Agnelo Queiroz afirmou que sediar a assembleia de parlamentares é valorizar o papel de integração dos países das Américas. Para ele, muitos dos desafios vividos são comuns entre as nações, e todos os esforços são validos para melhorar as condições dos povos principalmente os da América Latina.
Arena Multiuso - O Estádio Nacional de Brasília está cada vez mais se incorporando à cidade como um propulsor da economia local, além de atrair eventos dos mais variados segmentos da sociedade. O secretário Extraordinário para a Copa de 2014, Cláudio Monteiro, comentou a importância da multiplicação de eventos realizados na arena brasiliense.
“Cada evento realizado aqui, mostramos que o estádio é um espaço multifuncional. A localização é estratégica, no centro da cidade. Tenho certeza que os eventos na arena multiuso se multiplicarão. Os espaços do Mané Garrincha podem ser utilizados depois da Copa do Mundo, tanto para conferências, solenidades e seminários, atendendo os mais variados segmentos, sendo mais um legado para cidade”, afirmou o secretário.
O representante do Brasil na Copa, José Luiz Schafer, parabenizou a iniciativa de promover um jantar em um estádio único como o Mané Garrincha, e que isso foi positivo para a boa imagem da cidade, sede da Copa do Mundo, perante outros países.
“Essa foi a oportunidade ímpar de mostrarmos que o Brasil não é apenas bom no futebol, basta olharmos o estádio. Aqui temos tecnologia de ponta. Uma obra que se preocupou com o bem-estar do torcedor e mais que isso, assumiu o seu papel na sustentabilidade da própria obra. Antes só podíamos apreciar estádios como esse fora do país”, afirmou o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário