Arquivo Público do Distrito Federal ganha sede definitiva
Da Redação, com informações do ArPDF
Novas instalações estão localizadas no Setor de Garagens Oficiais Norte
Fruto de um sonho iniciado há quase trinta anos, o Complexo ArPDF, sede definitiva do Arquivo Público do Distrito Federal, já está em funcionamento. As novas instalações ocupam uma área 38.458,88m², localizada no Setor de Garagens Oficiais Norte (SGON).
O local abriga um acervo composto, principalmente, de documentos que retratam a história de Brasília e do Distrito Federal. São cerca de 4,5 milhões de documentos em pequenos formatos, 45 mil documentos em grandes formatos, além de negativos e microfilmes, entre outros.
Para a superintendente do Arquivo Público do DF, Marta Célia Bezerra Vale, a instituição é fruto da persistência de pessoas que fazem parte da história de Brasília, entre elas o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, e o fundador do órgão, Walter Albuquerque Mello. "Agradecemos a todos que possibilitaram e continuarão a nos possibilitar estar com todo o acervo aqui armazenado e aberto ao público, pois essa é a nossa função. Servir ao público usuário de informações", disse.
Um grupo de trabalho integrado por servidores da instituição entregaram ao chefe da Casa Civil um plano de ação para concluir as atividades iniciadas em 2014, além de propostas para 2015, ano em que será comemorado o aniversário de trinta anos do ArPDF.
"Quero parabenizar o esforço e a qualidade técnica do grupo de trabalho, que, em nenhuma hipótese, desconstruiu trabalhos de outras gestões. Ao contrário, preservou e utilizou tudo o que foi feito anteriormente. Esse é o fazer o novo de maneira correta, com trabalho em equipe, com qualidade técnica e respeitando as instituições", afirmou Swedenberger Barbosa.
O Plano de Ação elaborado pela equipe do ArPDF destaca sete eixos: a Qualificação da sede do órgão; Reformulação da política de gestão documental; Estruturação e Integração da Gestão Documental no GDF; Prospecção de técnicas arquivísticas compatíveis com novas tecnologias da Administração Pública; Estruturação da Política de Gestão de Pessoas; Relações com instituições arquivísticas e culturais; Gestão do Acervo Permanente/Histórico e Gestão da Pesquisa; e Divulgação do acervo do ArPDF.
NOVA SEDE - A criação do Complexo ArPDF surgiu após um acordo firmado entre a Casa Civil do Distrito Federal e a Secretaria de Planejamento e Orçamento para a cessão de um imóvel do Governo do DF destinado à instalação definitiva da sede do órgão.
Construído em 1997 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o imóvel possui características arquitetônicas adequadas para as instalações do ArPDF, como a sua localização favorável, que oferece a ambientação necessária para a preservação de acervos e o desenvolvimento das atividades técnicas, administrativas, culturais e educacionais.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site oficial do ArPDF na internet, no endereço www.arpdf.df.gov.br ou por meio dos perfis da instituição nas redes sociais, como o Facebook e Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário