Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Estádio Nacional de Brasília

Estádio de Brasília está na lista
dos melhores do mundo, diz Valcke 
  
O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, visitou o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha nesta terça-feira (14.05) e elogiou a nova arena da capital. “O que foi feito desde janeiro, na última vez em que vim, é fabuloso. Se me perguntarem meu estádio favorito no mundo, digo que Brasília está na primeira lista. Tenho certeza de que daqui, na abertura da Copa das Confederações, os torcedores vão ficar deslumbrados”, disse.

Com Valcke estavam o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário executivo da pasta, Luis Fernandes, os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo e Ricardo Trade, representando o Comitê Organizador Local (COL), além do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. No gramado, a comitiva mostrou o ingresso simbólico indicando que os seis mil operários poderão assistir a um jogo da Copa do Mundo da FIFA 2014 no estádio de Brasília. Os trabalhadores quebraram o protocolo e abraçaram os ídolos Bebeto e Ronaldo.

O ministro do Esporte disse estar orgulhoso da nova arena. “Acho que Brasília terá um estádio à altura da ousadia modernista e futurista de Brasília e das ambições de um grande país e de uma grande capital”, disse.

Aldo Rebelo informou que haverá outra rodada de reuniões de alinhamento de planos operacionais entre governos local, estadual e municipal e o COL nas seis sedes da Copa das Confederações, assim como foi feito há cerca de um mês e meio. “Temos a convicção de que todos os itens repassados estão sendo conduzidos como planejado. Estamos refazendo esse processo no momento que antecede a abertura da Copa das Confederações”, explicou.

Os dois ex-atacantes da Seleção Brasileira disseram estar encantados com o Estádio Nacional. Como de costume, o tapete verde foi analisado com atenção especial por eles. “O gramado está muito bonito. Se fosse um jardim estaria perfeito. Mas jogadores vão estar lá e isso exige que o gramado esteja perfeito. Como foi plantado há cerca de uma semana, precisa de um tempo para estar mais firme e espero que dê tempo para que tudo dê certo no jogo de inauguração”, disse Ronaldo.

Público no jogo de inauguração
O governador do Distrito Federal explicou que, na inauguração do estádio, no próximo sábado, 18 de maio, um terço da capacidade total da arena será utilizado. Estarão nas arquibancadas para a final do torneio local entre Brasiliense e Brasília os seis mil operários e convidados,mas também haverá venda de entradas.

“Haverá venda de um percentual e isso está sendo tratado pela Federação  Brasiliense de Futebol. Os clubes terão condição de trazer torcedores”, disse Agnelo Queiroz. Ele acrescentou que para o jogo entre Santos e Flamengo, na abertura do Campeonato Brasileiro, em 26 de maio, a capacidade será total. A partida é o evento-teste oficial da COL na arena.

Reta final de obras
Segundo informações do Governo do Distrito Federal, o Estádio Nacional está com 97% das obras concluídas.  De acordo com o governador do Distrito Federal, os trabalhos se concentram nos acabamentos, serviços de limpeza, testes de equipamentos e de toda a parte de tecnologia. “Tudo estará sendo aperfeiçoado para 15 de junho, para a abertura da Copa das Confederações. E os próprios eventos vão ajudar muito nesses testes”, disse Agnelo Queiroz.

A colocação dos assentos foi concluída. O gramado passa por fase de adubação e irrigação para a fixação das raízes e crescimento das folhas e, segundo o governo do Distrito Federal (GDF), o tempo de maturação necessário é de 10 dias após a conclusão da instalação da grama, que ocorreu em 30 de abril.  O “forro” da cobertura, uma membrana auxiliar que fica embaixo da principal, será concluída até 18 de maio.

Ainda de acordo com o GDF, por ser uma arena multiuso, o estádio passará por licitação internacional para a escolha de uma empresa especializada em entretenimento para a administração do estádio, pagando pelo aluguel da arena. Além da abertura da Copa das Confederações em 15 de junho, com a partida entre Brasil e Japão, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será sede de sete partidas no Mundial de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário