Fotos: Fabiano Neves/ComCopa |
O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, visitou nesta segunda-feira (17/02) o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Na última visita oficial antes da Copa do Mundo da FIFA™, o representante foi recebido pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Após passeio pelo gramado, Valcke voltou a elogiar o estádio. “O Mané Garrincha é um dos meus preferidos, até melhor que muito estádio europeu. É bonito, excelente, por dentro e por fora”, declarou.
O secretário-geral da FIFA também falou sobre a qualidade do gramado, confirmada por testes científicos realizados em janeiro. Para Valcke, o clássico Brasiliense x Gama, no último sábado (15/2), e as finais do Candangão 2014, marcadas para 5 e 12 de abril, não vão comprometer a cobertura vegetal.
“É um número razoável de eventos. Acredito que teremos um gramado em excelentes condições para a Copa, pois haverá tempo hábil para a grama descansar”, avaliou. “Não há problemas com Brasília, e tenho certeza que o jogo de estreia, entre Suíça e Equador, será fabuloso”, afirmou.
Também estiveram na arena o diretor-executivo do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-executivo do ministério, Luis Fernandes; e os secretários Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, e de Turismo, Luis Otávio Neves. Antes do tour pelo estádio, as autoridades se reuniram na Tribuna de Honra para acertar detalhes da organização do Mundial.
Foto: Andre Borges/ComCopa |
Estádio completo – O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou a importância da Copa das Confederações da FIFA, em 2013, para as melhorias na arena. “O estádio está mais completo e mais maduro, e vem demonstrando isso no sucesso dos eventos que já realizou. Brasília vai organizar uma Copa à altura das expectativas”, enfatizou.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, relembrou os benefícios do Mundial para a população. Entre eles, as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília, com entrega prevista para maio: “Os investimentos que estamos fazendo para a Copa do Mundo colocam a capital em condições de receber bem o evento. Representam um legado, com emprego, renda e infraestrutura melhor para a cidade”.
Além dos terminais de passageiros, a via de acesso ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek (DF-047) está sendo ampliada, e deve ser concluída em abril. “Estará tudo pronto para receber torcedores e turistas”, garantiu.
Sucesso – O coordenador-geral do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, fez referência à agenda do Mané Garrincha em 2013 como exemplo do êxito da arena. Foram 28 eventos, com público total superior a 640 mil pessoas – mais que o dobro do registrado pelo estádio anterior em 36 anos –, e a geração de 2 mil empregos diretos e indiretos por espetáculo.
“Estamos a pouco mais de 100 dias da Copa do Mundo, e continuamos em sintonia excelente com o governo do DF”, elogiou. “Quando entramos no Mané Garrincha, é uma alegria só, porque já tem cara de estádio da Copa”.
Programação – Brasília receberá sete jogos, número máximo estabelecido pela FIFA. A estreia da arena no Mundial será no dia 15 de junho, com o duelo entre Suíça e Equador. Quatro dias depois (19/06), se enfrentam Colômbia e Costa do Marfim.
No dia 23/06, será a vez da Seleção Brasileira na arena de Brasília, em jogo contra Camarões. No dia 26, o “melhor do mundo” Cristiano Ronaldo estará no Mané Garrincha, na partida entre Portugal e Gana.
O estádio também sediará uma partida das oitavas de final, em 30 de junho; um confronto pelas quartas de final, em 5 de julho; e a decisão entre o terceiro e o quarto colocados do Mundial, em 12 de julho.