Cerca de 15 mil torcedores vibram em clássico do Candangão
ComCopa
Partida entre Brasiliense e Gama abriu calendário de 2014 do Mané Garrincha com pé direito. Público superou jogos do Brasileirão
Fotos: Fabiano Neves/ComCopa |
Foi uma partida disputada, dentro e fora de campo. Na tarde deste sábado (15/2), os dois times mais tradicionais do Distrito Federal lutaram por três pontos importantes para a tabela do Campeonato Candango. Brasiliense e Gama protagonizaram um empate sem gols, somaram um ponto cada, mostraram um futebol aguerrido e atraíram um público superior a jogos com times tradicionais, como o Flamengo.
Os torcedores fizeram a festa em clima de paz e alegria, sem ocorrências. Mesmo antes de as equipes entrarem em campo e durante todo o aquecimento, os fãs ‘do Jacaré e do Periquito já bradavam seus gritos de incentivo.. O público de 14.872 pessoas chegou cedo e preencheu a arquibancada inferior do estádio, próxima ao campo.
O número de torcedores é comparável ao de partidas do Campeonato Brasileiro. O confronto entre Flamengo e Portuguesa no Mané Garrincha, por exemplo, reuniu 12.511 pagantes no dia 7 de agosto de 2013.
Tranquilidade – Na área superior, as organizadas Ira Jovem (Gama) e Torcida Facção (Brasiliense) animaram o estádio com instrumentos musicais, cantos e provocações bem-humoradas.
Posicionadas em lados distintos do campo, as agremiações tiveram acompanhamento contínuo de policiais militares desde o acesso ao Mané Garrincha até o retorno para casa, e não houve qualquer incidente envolvendo os membros das organizadas ou os demais torcedores.
Valorização – O verde e amarelo que tomou conta da torcida dava a impressão de um jogo da Seleção Brasileira. Os torcedores vestiram mais uma vez a camisa dos times locais e prestigiaram o futebol candango, a exemplo do que aconteceu na inauguração do novo Estádio Mané Garrincha, em 18 de maio de 2013. Na ocasião, mais de 22 mil torcedores acompanharam a final do Candangão do ano passado, entre Brasília e Brasiliense.
“Foi uma bela abertura para o calendário de 2014 do Mané”, resumiu o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro. Para ele, o bom resultado de público da partida deste sábado (15/2) é evidência da força e do potencial do esporte candango. “A ideia do governador Agnelo Queiroz foi, justamente, prestigiar nossos times. E essa torcida gritando, pulando, empurrando as equipes é prova de que temos razão”, declarou.
O presidente da Federação Brasiliense de Futebol, Jozafá Dantas, também exaltou a escolha do Mané Garrincha como palco para o clássico. “A boa presença do público mostra que o Candangão tem tudo para evoluir cada vez mais. E termos um palco tão bonito como o Mané Garrincha vai auxiliar muito no desenvolvimento do futebol no DF. Foi um grande espetáculo, uma excelente partida, faltou apenas o gol", ressaltou.
Torcida fiel – O jogo entre Brasiliense e Gama congregou torcedores de longa data e novos entusiastas do esporte candango. Boa parte dos assentos era ocupada por famílias com crianças, adolescentes e idosos.
O estudante de administração Leandro Braga de Brito, 25 anos, acompanha o Brasiliense há tempos. O vencedor da promoção “Clássico candango no Mané Garrincha”, organizada pelo Portal Brasília na Copa, diz sentir uma emoção diferente ao ver os jogos na nova arena multiuso.
“Estive no Mané naquela final entre Brasília e Brasiliense, e fiquei impressionado. Nunca tinha visto um estádio com essa qualidade. Conheci o Mineirão há alguns anos, antes da reforma para a Copa”, conta Leandro, que já tem ingressos comprados para Brasil x Camarões e Suíça x Equador – jogos da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA™.
Leandro deu o segundo ingresso do par para o amigo e estudante André Felipe Mendes, 25, que também é espectador assíduo do Mané. Para ele, a opção pelo novo estádio facilita o acesso dos torcedores. “Moro no Plano Piloto, mas mesmo para quem é de outras regiões administrativas, fica mais fácil. É perto da Rodoviária, da estação central do Metrô. Muitas vezes, deixo de ir aos outros estádios do DF porque fica difícil chegar”, conta.
Agenda - A programação do Estádio Nacional de Brasília não para. Nos dias 5 e 12 de abril, o futebol do Distrito Federal volta ao centro da arena. As duas partidas finais do Candangão 2014 serão disputadas no Mané Garrincha e prometem agitar o centro da capital.
Em junho, Brasília recebe sete jogos da Copa do Mundo da FIFA™, número máximo permitido pela entidade máxima do futebol para as sedes. Serão quatro jogos na primeira fase, incluindo a disputa entre Brasil e Camarões. O Mané Garrincha vai sediar, ainda, um jogo das oitavas e um das quartas de final, além da disputa de terceiro lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário