Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

Instituto Ethos

Brasília: referência em prestação de contas do Mundial

  ComCopa
Levantamento do Instituto Ethos coloca a capital federal no topo do ranking de transparência da Copa do Mundo da FIFA™. Ouvidoria e participação popular são itens de destaque

copa - pontuações das cidades em 2012 e 2013 - 1 dez 1

A transparência dos investimentos de Brasília para a Copa do Mundo da FIFA™ é referência para o país. A lisura nos dados da capital federal foi atestada por uma pesquisa do projeto não governamental Jogos Limpos na Copa.

O relatório coloca Brasília no topo do ranking com pontuação de 77,26, em uma escala de 0 a 100, seis pontos acima da segunda colocada. Além da capital federal, apenas Porto Alegre e Belo Horizonte atingiram índices de transparência considerados “altos” pelo instituto.

O levantamento foi feito em dezembro pelo Instituto Ethos, entidade não governamental que tem como missão auxiliar na gestão de negócios e na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Nota máxima – Brasília recebeu nota máxima em três quesitos: ouvidoria, participação popular e audiência pública. Segundo a coordenadora nacional do Projeto Jogos Limpos, Angélica Rocha, a parceria estabelecida entre a sociedade civil e o Governo do Distrito Federal (GDF) foi fundamental para consolidar esse resultado.

“A cidade empenhou um grande esforço técnico para tornar públicas as informações sobre os custos do estádio”, afirmou, em entrevista ao Portal Brasília na Copa. “Brasília criou uma ouvidoria que funciona, de fato, para atender aos cidadãos. É uma estrutura permanente, que fica de legado”, completou.

O projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (www.jogoslimpos.org.br/) acompanha e fiscaliza os investimentos das três esferas de governo (federal, estadual/distrital e municipal).

GDF receptivo  A coordenadora nacional do projeto aponta, ainda, que o indicador de transparência cumpre dois papéis: informar a sociedade e ajudar o governo a criar novas ferramentas. “Quando criamos parâmetros objetivos, a própria gestão consegue aperfeiçoar suas práticas. O GDF foi um dos governos mais receptivos com o nosso projeto”, sinaliza.

O Instituto Ethos testou os canais de comunicação do GDF da perspectiva do cidadão comum. “A gente ligou e encaminhou questões normais, como qualquer pessoa faria. E fomos bem atendidos, principalmente em comparação a outras cidades”, diz Angélica Rocha.

Dados abertos – A prestação de contas de todos os investimentos feitos no Distrito Federal – relacionados ou não à Copa do Mundo da FIFA™ – está cada vez mais clara. O Portal Transparência na Copa (www.transparencia.df.gov.br/copa) reúne informações sobre as licitações, os investimentos e o andamento de todas as obras relacionadas ao Mundial, como o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e a ampliação da rodovia DF-047.


Para os próximos meses, o desafio é tornar o conteúdo cada vez mais acessível, com as informações mais didáticas para o cidadão que não domina a linguagem técnica. O acesso à informação por dispositivos móveis (tablets e celulares) e em outros idiomas também está nos planos da Secretaria de Transparência, e deve entrar no ar nos próximos meses.

Confira o ranking de transparência das cidades-sede em 2013:

copa - pontuações das cidades em 2012 e 2013 - 2 dez

Nenhum comentário:

Postar um comentário