Vigilância Sanitária ganha sistema para gerenciar fiscalizações
Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Entre um dos benefícios do novo sistema está o menor prazo para entrega de licença a estabelecimentos
Os auditores da Vigilância Sanitária agora contam com um novo sistema de informação para auxiliar no trabalho do dia a dia. A nova tecnologia, que está em fase de teste, conta com 171 tablets e unificará as informações das atividades de campo para sincronizá-las às administrativas.
O Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (Sisvisa) tem por objetivo diminuir o tempo de resposta à população em relação aos trabalhos realizados pela Diretoria de Vigilância Sanitária do DF (Divisa/DF). Na ferramenta, ficarão todos os dados pertinentes aos estabelecimentos fiscalizados pelo órgão.
Os serviços serão on-line, e todos os arquivos existentes, digitalizados. Segundo Daniel Lima, gerente de Fiscalização da Divisa e responsável pelo projeto, os processos de auditoria chegam a levar de 10 a 15 dias até a sua liberação. Agora, as informações lançadas pelo auditor no ato da inspeção ficarão disponíveis ao término da vistoria.
"Não havendo nenhuma irregularidade, o interessado poderá pegar a sua licença no Núcleo de Inspeção, assim que o auditor sair de seu estabelecimento. Ou seja, no mesmo dia ele terá a sua licença em mãos. O serviço também otimizará o nosso tempo de trabalho e o espaço nas unidades regionais. Atualmente, temos que dispor de uma grande área para os processos", alegou.
Os servidores estão se adaptando à nova tecnologia e, para isso, estão passando por treinamentos. Pelo novo sistema, qualquer servidor terá acesso às informações no momento em que as ações estiverem ocorrendo.
A fase experimental será feita até março de 2015, e, nesse período, serão apontados falhas e ajustes. Os tablets substituirão o papel e disponibilizarão os roteiros referentes à fiscalização, que ficarão em banco de dados.
O novo sistema, além de proporcionar maior agilidade e eficiência no processo de recepção e tramitação dos documentos, trará elementos importantes para dados estatísticos e informações estratégicas para melhorar os processos de trabalho.
Na segunda fase do projeto, o sistema também estará disponível aos estabelecimentos. Na prática, o cidadão terá acesso ao seu histórico e às informações específicas sobre as atualizações e alterações de protocolos e normas do Ministério da Saúde e da Anvisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário