Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Instituto Educacional Santo Elias
Caminhada e Lazer em Homenagem ao Dia dos Pais

Encerrando a Semana Nacional da Família, em homenagem aos pais, o  Instituto Educacional Santo Elias  promoveu dia 18/08, grande evento de caminhada e lazer. Preparado com carinho para ser espaço privilegiado de encontro, alegria para a Família. A caminhada teve início às 7h30, em frente ao IESE com oração preparada pelos alunos, bênção das famílias ministrada pelo Padre José Henrique Félix. A primeira apresentação da Banda Marcial Santo Elias, regida pelo Maestro João Augusto Pereira, foi um sucesso. Durante a caminhada foram lidas mensagens  dos alunos para os pais, várias dinâmicas foram feitas para que as famílias pudessem aproveitar bem o momento de afeto e alegria.  Ao chegar em frente ao Parque dos Jequitibás aconteceram  apresentações dos alunos, de grupos culturais da Comunidade Sobradinhense; a manhã foi pequena para as várias atividades lúdicas  e esportivas e os  pais puderam participar com os filhos da capoeira, empinaram pipas, brincaram na cama elástica, aproveitaram a pintura de rosto, e de tela, baloonmania  e também participaram de  ações solidárias como corte de cabelo para doação para confecção de perucas para crianças do Hospital do Câncer, adoção de animais, Troca-troca Literário (os participantes levaram livros e os trocaram por outros já lidos por alguém e até mesmo, receberam   novos),  assim como  da  exposição de animais empalhados e oficinas de pegadas da fauna brasileira, visando a conscientização ecológica. A família pode contar graças a várias parcerias da comunidade com serviços de (massagem estética, aferição de pressão, aplicação de flúor, pintura de unha,  modelagem de sobrancelha), exposições e vendas de artesanatos e sessões animadas de exercícios corporais oferecidos.
É o Instituto Educacional Santo Elias com sua equipe educativa mobilizando  toda a comunidade para que a família possa estar constantemente  unida e feliz.

 NOTICIAS COPA 2014
Profissionais de saúde das cidades-sede da Copa participam de treinamento em Brasília   


Um grupo de 320 profissionais das cidades-sede da Copa do Mundo será treinado entre esta quinta-feira (20.09) e o próximo sábado (22.09) sobre a prática de gestão da saúde em situação de desastres. O Ministério da Saúde é o responsável pela capacitação dos trabalhadores, que também integrarão a Força Nacional de Saúde (FNSUS).

Durante as atividades, eles participam de palestras e atividades em grupo nos quais serão realizados simulados de respostas a situações de desastres e emergências de saúde pública. Esse trabalho contribuirá para preparar a área de saúde nas cidades-sede da Copa do Mundo. A FNSUS foi criada em novembro do ano passado e já atuou diversas vezes, como nas enchentes e situações de desassistência à saúde.

Rede
A Força Nacional do SUS conta com mil voluntários, faz parte de um conjunto de ações do governo federal para reorganizar os serviços de urgência e emergência no SUS. Ela é um dos componentes da Rede Saúde Toda Hora, lançada em 2011 pelo Ministério da Saúde, e da qual fazem parte o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS 24horas), hospitais, salas de estabilização, atenção domiciliar e Atenção Básica.

Durante os atendimentos, as equipes da Força Nacional também poderão contar com o apoio das estruturas e serviços locais (Defesa Civil, órgão de vigilância e assistência e Corpo de Bombeiros). Em caso de situação adversa ou no caso da realização de ações humanitárias em outros países, a força também poderá ser convocada pelo Ministério da Saúde para prestar auxílio.

Fonte: Ministério da Saúde
Embrapa quer aproveitar a Copa 2014 
para divulgar o cultivo da mandioca   


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pretende aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para divulgar a riqueza da produção agrícola e do patrimônio alimentar do país. A mandioca foi escolhida como um dos alimentos que representam a biodiversidade nacional. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (19.09) ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em reunião com a presidente da Organização das Cooperativas de Alagoas, Marcia Túlio e  representantes da Embrapa Alberto Vilarinhos e Arnoldo Medeiros(chefes de Transferência de Tecnologia) e Joselito Mota (pesquisador).

Os idealizadores do projeto estudam a realização de festivais gastronômicos, para demonstrar a viabilidade da produção e do consumo, e de exposições com material de divulgação sobre os produtos derivados da raiz. “A ideia é também produzir avanços na pesquisa para serem apresentados durante o megaevento esportivo”, explicou Joselito Motta.

Os pesquisadores apresentaram ao ministro um copo biodegradável feito de fécula de mandioca. Aldo Rebelo também foi presenteado com uma placa de reconhecimento ao apoio à produção agrícola. “O preconceito e a má informação de gente inculta, não em relação ao sabor, e sim ao produto, porque está associado a comida de pobre, fizeram com que sua cadeia produtiva fosse quebrada. Podemos gerar um novo mercado com esse alimento rico em carboidratos”, disse o ministro, acrescentando que a mandioca é um item importante na alimentação balanceada dos atletas.

Carla Belizária
Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário