Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

SECRETARIA DE ESPORTE


Acesso à prática esportiva gratuita

  Secretaria de Esporte
Cursos de qualificação social nos centros olímpicos estão abertos à comunidade
A partir deste mês, as comunidades de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião poderão se inscrever nos cursos gratuitos de qualificação social oferecidos nos centros olímpicos das cidades. O objetivo é dar oportunidade para que mais pessoas tenham acesso a conteúdos atuais e diversificados que podem ajudar na formação pessoal e profissional.

A abertura dos cursos para todos foi um pedido das próprias comunidades, que se mostraram interessadas pelas aulas, até então disponíveis somente para alunos matriculados nas unidades esportivas. Em São Sebastião, o aluno Gean Delmondes, 16 anos, ficou feliz com a notícia e com a possibilidade de seu irmão de 13 anos também participar do curso. "Agora meu irmão vai poder vir também. Ele já tinha me perguntado se poderia fazer as aulas", comentou.

Também em São Sebastião, a dona de casa Elaine Filgueira aproveita o tempo em que espera as aulas de futebol dos filhos para se qualificar com os cursos disponíveis. "Enquanto meus filhos estão nas aulas, apoveito para estudar", comemorou. Elaine ficou feliz com a oportunidade e pretende chamar a cunhada para participar também. "Vou arrastá-la para cá", brincou.

Os módulos de "Inclusão digital" e "Ética e cidadania" podem ser cursados por pessoas com escolaridade a partir do 7º ano do ensino fundamental. Já os de "Preparação para o emprego", "Educação no trânsito com foco em motos" e "Lógica básica" são direcionados para quem está no ensino médio ou já foi aluno dessa etapa. Todos os cursos oferecidos são semipresenciais. Nos quatro centros olímpicos, há uma sala com computadores, além de um instrutor para orientar e tirar dúvidas.

As aulas são ministradas em três turnos, com duas turmas pela manhã (8h e 10h), duas à tarde (14h e 16h) e uma à noite (18h), esta exclusiva para alunos a partir de 18 anos. Cada curso tem carga horária de 20h, com duas horas por dia. Vale lembrar que as vagas são limitadas e estão sujeitas à disponibilidade nos centros.

Para Márcio Falcão, um dos gerentes do projeto Esporte e Cidadania, a iniciativa fortalece o papel dos centros olímpicos na vida das comunidades atendidas. "Esses cursos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias, porque quanto mais as pessoas se qualificam, mais aparecem oportunidades melhores e, por consequência, melhora o padrão de vida", ressaltou.

Os cursos de qualificação social fazem parte do projeto Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte do Distrito Federal, em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário