Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2012

AGRONEGÓCIOS


Distrito Federal consome mais

carne suína que a média nacional

Para alavancar ainda mais o mercado de Suínos, produtores locais, recebem
apoio do Sebrae no DF, para oferecer cortes com desconto de 20% aos 44 restaurantes participantes da 4ª edição do Festival Sabor Suíno

Natália Kenupp
Por ano, o Distrito Federal consome 18kg de carne suína per capita, número maior do que a média nacional, que é de 15kg. Para incrementar o consumo da proteína e aquecer a produção no campo de maneira constante, o Sebrae no DF apoia a 4ª edição do Festival Sabor Suíno. Nesta edição, 44 restaurantes da cidade participam com pratos promocionais que variam de R$ 24,90 a R$ 34,90. O festival gastronômico é uma iniciativa da Associação e do Sindicato dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin & Sindisuínos), e também conta com o apoio da Abrasel-DF e do Sindhobar.

O superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, conta que o apoio faz parte de uma ação do Projeto de Suinocultura, a fim de aumentar a comercialização dos produtos. Durante o festival, os cortes serão oferecidos aos restaurantes com desconto de 20%. “É fundamental integrarmos gastronomia e suinocultura para fomentar o crescimento dos setores em conjunto. Temos um mercado consumidor privilegiado e precisamos aproveitar. Nossos produtos são de qualidade e os empresários nos orgulham com resultados”, elogia.

De acordo com o presidente da DFSUIN, Alexandre Cenci, o evento auxilia na desmitificação da carne suína como um alimento gorduroso e maléfico para a saúde. “É um produto muito versátil para a gastronomia, de qualidade e com baixo impacto ambiental. Aliás, é mais magro que a carne bovina”, explica. O presidente do Sindisuínos, Ivo Jacó de Souza, também ressalta que o consumo de carne suína aumenta de 60 a 70% em dezembro, devido a alta procura no período de festas de fim de ano. A ideia, é que a população compre a proteína durante o ano inteiro, de maneira constante. “Com isso, os produtores são beneficiados, porque aumenta o consumo interno. A medida que o festival gastronômico termina, os pratos podem permanecer no cardápio dos restaurantes”, disse.

“A grande vantagem para os produtores é a divulgação em massa da carne suína na cidade, a parceria com o comércio varejista – que são os grandes restaurantes de Brasília, e para que os produtores percebessem a aceitação que a carne tem no mercado. Com o festival eles conseguem perceber, por exemplo, que tipo de corte tem maior procura e, assim, podem direcionar a produção de acordo com o que o mercado consumidor necessita”, resume o gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae no DF Roberto Faria.

Serviço:
4º Festival Sabor Suíno
Data: 10 a 31 de outubro
Mais informações: (61) 3321-1815 e www.saborsuino.com.br

Twitter: @sebraenodf
Facebook: Sebrae no DF

Informações para a imprensa
Natália Kenupp – nataliakenupp@rp1.com.br – 9115-5976
Kelly Valente – kellyvalente@rp1.com.br
Regina Trindade – reginatrindade@rp1.com.br

RP1 Comunicação Brasília
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665

Nenhum comentário:

Postar um comentário