Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Confira a agenda esportiva deste fim de semana
 
O fim de semana será agitado no esporte. Os atletas brasileiros disputarão provas de atletismo, pentatlo moderno, luta olímpica, futsal, hipismo, handebol, ginástica e boxe. O destaque é a fase final da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17, em que a seleção brasileira busca o título. Em Brasília, a seleção brasileira masculina de futsal disputa o Circuito Sul-Americano de Futsal.

Confira os eventos nacionais e internacionais:
AtletismoNo sábado (06.10) será disputado o Campeonato Mundial IAAF de Meia Maratona, em Kavarna, na Bulgária. A delegação nacional é formada por oito atletas: Giovani dos Santos, José Márcio Leão, Luís Fernando de Almeida Paula, Gilmar Silvestre Lopes, Sueli Pereira da Silva, Sirlene Sousa de Pinho, Roselaine de Souza Silva e Adriana Cristina da Luz.

Pentatlo moderno Os melhores pentatletas do país estão em Bueno Aires, na Argentina, até o próximo domingo (07.10), para disputar o Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de Pentatlo Moderno.

A delegação brasileira será formada por 19 pentatletas. Quase todos os atletas fazem parte do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de três anos no Rio e em Recife para formar novos nomes na modalidade. A exceção é Yane Marques, que compete pela primeira vez após o inédito bronze conquistado nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto.

Luta olímpicaA nova geração da luta olímpica encara um grande desafio. Os lutadores Rodolfo Assinger (74kg), estilo livre, Laís Nunes (59kg), estilo livre, e André Felipe (66 Kg), estilo greco romano, disputam até domingo (07) o Campeonato Mundial Universitário de Luta Olímpica, na cidade de Kuortane, na Finlândia. Os três atletas fazem parte do programa de patrocínio financeiro Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

FutsalA seleção brasileira masculina de futsal disputa neste fim de semana o Circuito Sul-Americano em Brasília. Os jogos servirão como preparatórios para a Copa do Mundo de Futsal Fifa, que será disputado na Tailândia no próximo mês de outubro.  O circuito é disputo por Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

HipismoA cidade do Rio de Janeiro recebe até sábado (06), mais um grande evento esportivo mundial. Os melhores cavaleiros e amazonas do mundo disputam o Oi Athina Onassis Horse Show, na Sociedade Hípica Brasileira. A prova é uma das principais do mundo e conta com grandes estrelas da modalidade. Entre as estrelas do Brasil está o Álvaro de Miranda Neto, o Doda, e o medalhista olímpico Rodrigo Pessoa.

HandebolAs principais equipes de handebol do país disputam a Liga Nacional de Handebol. A competição conta com representantes de cinco Estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Com jogos agendados em todas as sedes. A Liga conta com 14 equipes, sendo sete no masculino e sete no feminino.

Futebol femininoA seleção brasileira sub-17 de futebol feminino disputa, no Azerbaijão, o Campeonato Mundial Sub-17. A equipe nacional enfrenta a seleção da Alemanha nesta sexta-feira (05), na partida válida pela quarta-de-final. O vencedor da partida garantirá vaga nas semifinais e enfrentará a Coreia do Norte na próxima fase. As coreanas eliminaram o Canadá por 2 a 1.

Ginástica artísticaA nova geração da ginástica artística brasileira disputa, até domingo (07) na cidade de Cochabamba, na Bolívia, o Campeonato Sul-Americano da modalidade. São 25 atletas nacionais que defenderão o país nas categorias pré-infantil, infantil e juvenil.

BoxeA nova geração do boxe brasileiro está no Equador para subir no ringue da VI Copa do Pacífico. O campeonato conta com 64 atletas de sete países. Brasil, Equador, Perú, Colômbia, Chile, República Dominicana e Cidade de Guayaquil. O país é representado pelos pugilistas Roberto Queiroz, Lucas Martins, Patrick Lourenço e Michel Borges. 

Breno Barros
Foto: divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
 Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Atleta de projeto da Lei de Incentivo
é campeã paulista de Judô   


Ajudar no desenvolvimento físico, cultural e educacional, tendo a prática do esporte como ferramenta de formação do cidadão. Esse é o objetivo do projeto social Integrar Arte e Vida, que atende crianças e jovens espalhados em 16 núcleos nas cidades paulistas de Santos, Guarujá, São Vicente e Cubatão. 

Para Camila Vieira, uma das alunas, o projeto ajudou a alcançar ainda outro objetivo: a atleta foi campeã, no último fim de semana, do Campeonato Paulista de Judô de Aspirantes do Interior 2012, realizado em São Bernardo do Campo pela Federação Paulista de Judô (FPJ). O projeto do qual Camila faz parte conta com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

A jovem judoca conquistou a medalha de ouro da competição na categoria sub-17 até 68 kg. Com apenas um ano de treinos, Camila é aluna das oficinas de judô no núcleo de Cubatão do projeto, que funciona na Escola Municipal Ulysses Guimarães, no bairro da Vila Natal e atende cerca de 210 crianças e jovens entre 6 e 17 anos. 

“O projeto Integrar Arte e Vida deu oportunidade para que as crianças pratiquem o esporte no seu contraturno escolar. O esporte é uma ferramenta fundamental na formação das crianças e ainda vamos descobrir mais talentos a exemplo da Camila”, afirmou Alcidio Mello, presidente Associação Nacional de Esportes (ANE), que é responsável por gerenciar o projeto.

Cerca de 400 crianças participam das oficinas de judô do Integrar Arte e Vida, em parceria com as escolas municipais. Todo o material necessário para a prática do esporte é custeado pelo projeto.

Campeonato
O Campeonato Paulista de Judô de Aspirantes do Interior 2012 contou com a presença de mais de mil judocas e realizou seletivas regionais em 16 localidades do interior paulista. Participaram atletas com graduação máxima de faixa verde, que delimita os judocas com até quatro anos de prática da modalidade.


Paula Braga, com informações do Instituto Arte e Vida
Foto: Divulgação/FPJ

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário