Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Universidades poderão receber 
doações do Pintando a Liberdade
e Pintando a Cidadania  


A partir de agora universidades, institutos e outras organizações públicas também poderão receber as doações de materiais esportivos dos programas Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania. Foi publicada na última terça-feira no Diário Oficial da União a portaria que estabelece que, além de escolas da rede municipal e estadual de ensino, universidades e institutos federais poderão receber o material esportivo produzido nas unidades dos programas.

Os interessados devem encaminhar solicitação formal ao Ministério do Esporte, com documentação conforme especificada na portaria. Os materiais serão repassados às entidades de acordo com a disponibilidade.

Desde sua criação, o Pintando a Liberdade já atendeu a mais de 12,7 mil detentos em 90 unidades de produção no Brasil.

Confira aqui a portaria
Pintando
O Pintando a Liberdade é um programa de ressocialização de internos do sistema penitenciário por meio da fabricação de materiais esportivos. Além da profissionalização, os detentos reduzem um dia da pena para cada três dias trabalhados e recebem salário de acordo com a produção.

Já o Pintando a Cidadania é uma vertente que atende pessoas em situação de risco social com o trabalho em fábricas de material esportivo. O programa objetiva a inclusão social de pessoas residentes em comunidades carentes e o ingresso delas no mercado de trabalho.

Paula Braga
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Ministros do Esporte de Brasil e Benin discutem ampliação de parceria

    
Pela segunda vez no Brasil, o ministro do Esporte da República de Benin, Didier Aplogan Djibode, reuniu-se com o ministro Aldo Rebelo nesta terça-feira (23.10). Os dois discutiram como ampliar o acordo firmado no ano passado entre os dois países e já iniciado com o intercâmbio de 22 jovens africanos, que vieram ao país para aprender um pouco do futebol brasileiro.

“Fico contente que já tenhamos essa cooperação no futebol. Trabalharemos para que ela não só se mantenha como seja ampliada”, garantiu o ministro brasileiro. Aldo Rebelo explicou que é importante identificar os pontos a serem melhorados na estrutura do futebol do país da África Ocidental e sugeriu auxílio dos brasileiros nesse processo. “Podemos firmar uma cooperação entre os dois ministérios e auxiliar no contato entre as confederações esportivas”, completou.

Djibode se mostrou ansioso para dar continuidade à parceria, além de planejar e executar outras ações. “Esses jovens estão aqui vivendo uma experiência incrível. Mesmo se não quiserem seguir a carreira de jogador de futebol, aprenderam outras coisas importantes para a formação profissional e pessoal”, afirmou. O ministro beninense também agradeceu pelo envio de material esportivo.

Os dois países decidiram priorizar três eixos de ação: o envio de material; a cooperação em Direito Esportivo e o auxílio no futebol. Este último é viabilizado por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Ao fim do encontro, os dois ministros trocaram presentes. Os africanos ofereceram uma blusa de criança nas cores verde e amarela, com o número 10, simbolizando a parceria com jovens beninenses.

Participaram da reunião a assessora internacional do Ministério do Esporte do Brasil, Ana Prestes, o secretário da Coordenação-Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do MRE, Ricardo Daskal, e uma comitiva beninense.

Lilian Amaral
Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário