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sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Hmib

Reprodução Assistida do Hmib atinge marca de três mil atendimentos

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Reprodução Assistida do Hmib atinge marca de três mil atendimentosFoto: Pedro Ventura / Arquivo
Programa chega aos 16 anos com trabalho na área da fertilização in vitro e inseminação intrauterina

Um dos únicos no Brasil a oferecer o tratamento inteiramente gratuito, o Programa de Reprodução Assistida do Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) celebra o sucesso com mais de três mil atendimentos desde sua criação. Foram chamados mais de 2.800 casais para a fertilização in vitro e 700 para as inseminações intrauterinas nesses 16 anos de atividade.

A taxa de sucesso nos procedimentos se aproxima à do serviço público europeu, que chega a 45%. Mensalmente o Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida (Cepra) realiza de 30 a 35 ciclos de Fertilização e Inseminação em quem, em sua maioria, não teria condições de financiar o tratamento em clínicas privadas.

Segundo a diretora do centro, Rosaly Rulli Costa, estatísticas apontam que 15% da população é infértil. As principais causas entre as mulheres são fatores que levam à obstrução das trompas e, para os homens, à produção inadequada de espermatozoides.

Processo – Para concretizar o desejo de ter o filho nos braços, os pacientes passaram por diversas etapas, entre elas, consultas médicas, palestras educativas, entrevistas individuais e atendimento psicológico.

"O diferencial do programa é o atendimento humanizado feito pela nossa equipe multidisciplinar. Temos um cuidado enorme com os casais, e mesmo aqueles que não conseguem o resultado esperado saem do hospital com a certeza de que foi feito tudo o que era possível", explicou a diretora do centro, Rosaly Rulli Costa.

Para a Coordenadora Geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Settenhouwer, a expectativa é de resultados ainda melhores no próximo ano. Além de festejarem a realização de quase 300 ciclos em 2014, espera-se, em 2015, aumentar as instalações físicas para ampliar o número de atendimentos.

"Acreditamos que é possível oferecer serviços públicos de qualidade quando sonhamos e trabalhamos todos juntos, gestores, servidores e usuários. O segredo é sonhar grande e não desistir jamais", concluiu Roselle.

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