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quarta-feira, 3 de julho de 2013

Copa

DF participa do Centro Aberto de Mídia

  Natasha Dal Molin, ComCopa
Estrutura montada pelo governo federal serviu de apoio ao trabalho da imprensa nacional e internacional. Oportunidade também para divulgar ações do país para a Copa

Foto: Lula Marques
Centro mídia FORTE-7
Representantes do Governo do Distrito Federal participaram da agenda do Centro Aberto de Mídia (CAM) do governo federal. O local foi organizado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República e o Ministério do Esporte, com patrocínio da ApexBrasil e apoio da Riotur, no Forte de Copacabana (RJ).
O secretário de Turismo do DF, Luiz Otávio Neves e a coordenadora-chefe de Comunicação para a Copa do DF, Samanta Sallum, participaram do grupo de observadores oficiais das cidades-sedes do Centro Aberto de Mídia. A estrutura, com cerca de 800 metros quadrados, teve capacidade para atender simultaneamente até 500 jornalistas, e serviu como ponto de trabalho para os profissionais de imprensa de vários países que estiveram no Brasil para cobrir os jogos da Copa das Confederações.
Estrutura e Tecnologia - O local ofereceu 66 estações de trabalho completas, equipadas com 98 pontos de rede e 1 Giga de velocidade na internet. Ofereceu também uma ilha de edição e três cabines de áudio com acústica especial. E ainda cinco computadores de acesso livre e seis televisões e um auditório com capacidade para 180 pessoas. Tudo gratuito para os jornalistas, que fizeram o cadastro de forma simplificada ao chegar ao local, que possui ainda uma bela vista e localização privilegiada.
O projeto foi um piloto da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e Ministério do Esporte e será adotado de forma semelhante em todas as cidades-sedes no próximo ano, para a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014™. O espaço foi destinado especialmente aos profissionais não credenciados na FIFA, mas que estavam no país para a cobertura dos jogos. Mas também serviu como ponto de apoio para os que possuem a credencial. Sua criação foi inspirada na estrutura montada para atender os profissionais de imprensa nos Jogos Olímpicos de Londres.
O Centro ofereceu diariamente uma programação para os jornalistas, com a realização de palestras, entrevistas coletivas e press tour pela cidade, criando pautas positivas na imprensa mundial sobre ações, programas e tecnologias do país, e divulgando a potencialização de investimentos que a realização dos grandes eventos traz para o país.
"O CAM faz parte da estratégia de promoção do país durante os jogos mundiais e é uma excelente oportunidade de comunicação para o país", explica Zildete Melo, responsável pelo programa de observadores oficiais do projeto.
Programação intensa - Além de ser um ponto de estrutura local, o governo federal divulgou informações importantes sobre as políticas públicas do Brasil. Foram estabelecidas agendas de debates, eventos e visitas especialmente para atender os jornalistas locais e internacionais com pautas diferenciadas e com conteúdo em português e inglês, além de tradutores.
A programação foi variada: produtos biofortalecidos desenvolvidos com tecnologia nacional na Embrapa; ações do Ministério do Esporte, construção de submarinos nacionais, ações de divulgação de outros países, como o Qatar, que sediará a Copa de 2022 - tudo vira notícia para que os jornalistas estrangeiros e nacionais conheçam o país em toda a sua potencialidade.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo; a ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, dentre outros, estiveram no local, que funcionou de 12 de junho a 2 de julho, conversando com a imprensa, tirando dúvidas e divulgando as ações das respectivas áreas.
Programa de Observadores - Os observadores oficiais convidados do Centro de Mídia cumpriram uma agenda de visita guiada, que contou com apresentação de um vídeo institucional do projeto, explicação oral, visita à área da imprensa, cabides de áudio, auditório de coletivas e atividades culturais. Integraram o programa de observadores autoridades e membros das cidades-sede de áreas relacionadas à realização da Copa do Mundo.
"Esta visita foi muito importante, pois o Centro Aberto de Mídia é uma ferramenta fundamental para potencializar tudo que está sendo feito para a Copa", destacou o secretário de Turismo do DF, Luiz Otávio Neves.
Experiência em Brasília - A FIFA estima que 5 mil profissionais de imprensa participaram da cobertura dos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Em Brasília, por determinação do governador Agnelo Queiroz, e realização da Coordenadoria de Comunicação para a Copa do DF, com apoio das Secretarias de Cultura e Turismo, os profissionais de imprensa também puderam contar com um Centro Aberto de Mídia.
“É importante oferecer boas condições de trabalho para os profissionais de imprensa que terão de se deslocar pelas várias cidades-sede da Copa no ano que vem. Eles têm um papel importante na divulgação do país e dos investimentos que estão sendo realizados”, afirmou a coordenadora-chefe de Comunicação para a Copa do DF, Samanta Sallum. “Fizemos um projeto piloto este ano e o de 2014 será ainda melhor”, acrescentou.
Instalado na Biblioteca Nacional, no complexo do Museu da República, na área central da cidade, o Centro de Mídia de Brasília ofereceu 70 postos de trabalho, internet Wi Fi de 1 Giga, computadores, cabines de TV e rádio, televisão e espaço para entrevistas, além de copa e banheiros. O governo ainda disponibilizou ônibus gratuito de transporte para os jornalistas.

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