Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Estádio Mané Garrincha

Alunos da rede pública conhecem o Estádio Mané Garrincha

  Evelin Campos, ComCopa
Estudantes e professores do Centro de Ensino Médio 04, de Ceilândia, contam a experiência vivida no Estádio Mané Garrincha durante o show Renato Russo Sinfônico. GDF levou 10 mil alunos para assistir ao primeiro evento cultural da arena multiuso
Foto: Lula Marques
Renato Russo-2
“Olhando de fora a gente já acha interessante, mas quando entra fica impressionado com o tamanho”, disse o estudante Lucas Pereira, 17 anos, sobre a sensação de conhecer o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Ele foi um dos 10 mil alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal levados pela Secretaria de Educação para assistir ao espetáculo Renato Russo Sinfônico, no último sábado (29/6).
Estudante do 3º ano do Centro de Ensino Médio 04, de Ceilândia, Brenda Clímaco, 18 anos, nunca havia entrado em um estádio de futebol antes. “Se não fosse essa oportunidade, eu nunca teria ido. Achei muito bonito, por dentro e por fora”, elogiou Brenda, que tem a arquitetura como uma de suas opções para o futuro.
Pabline Cavalcante, 16 anos, já conhecia as curvas e as colunas do estádio. Ela foi ao jogo de abertura do Campeonato Brasileiro, entre Santos x Flamengo. Para a adolescente, que é flamenguista e fã da Legião Urbana, a possibilidade de ir a um evento na arena contribui para a formação dos alunos. “É um incentivo à cultura. Antes Brasília não tinha espaços para shows e jogos como esses, mas agora tem”, comemorou Pabline.
Lucas Carvalho, 17 anos, pôde comparar o antes e o depois do Mané Garrincha. “Já tinha entrado no antigo estádio e o que posso dizer é que está muito diferente. Bem mais bonito e grandioso”, destacou o estudante do 3º ano. “Foi uma oportunidade pra gente aproveitar um show, curtir, e ainda conhecer o estádio”, completou Kelly Cristina do Nascimento, 17 anos.
Incentivo – Acompanhados por seus professores, os 10 mil alunos foram selecionados entre estudantes matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. A Secretaria de Educação providenciou o transporte.
Somente no Centro de Ensino Médio 04, de Ceilândia, foram cerca de 230 pessoas, entre alunos, professores e pais convidados. “A ideia é muito boa. Assim as pessoas conhecem os benefícios de um investimento grande como o do estádio e têm acesso ao lazer. Sou fã de Renato Russo e fiquei feliz de ver um show em homenagem a ele, com tantos artistas famosos, em um estádio de primeiro mundo como o nosso”, ressaltou o vice-diretor da escola, Washington Carvalho.
Para a professora de Artes Cênicas, Miriam Pires, o passeio aliou conhecimento e diversão. “Estava falando das letras do Renato Russo em sala de aula, e, de repente, me vi ali com meus alunos, em um tributo ao cantor. Foi muito bacana, voltamos tocando várias músicas no ônibus. E eu, que não pude ir ao show da Legião no antigo Mané Garrincha, aos meus 18 anos, tive essa chance agora”, contou Miriam, que comparou o estádio ao Coliseu de Roma.
Essa não foi a primeira promoção feita pelo GDF, que também levou alunos nos eventos-teste do Campeonato Candango (Brasília x Brasiliense) e do Campeonato Brasileiro (Santos x Flamengo), e na abertura da Copa das Confederações, entre Brasil x Japão. O objetivo é a aproximar a população do estádio e formar futuros torcedores.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário