Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vasco x Flamengo

Controle total

  ComCopa
Com apoio de câmeras de monitoramento e tecnologia de última geração, Centro Integrado de Comando e Controle Operacional do Estádio Mané Garrincha garantiu a tranquilidade dos torcedores no jogo Vasco x Flamengo

Foto: Lula Marques/ComCopa
vasco X flamengo-67
A festa e alegria das torcidas de Vasco e Flamengo, ontem (14/7), no Estádio Mané Garrincha, foram um exemplo de civilidade acompanhado de perto desde a chegada até a saída pelas forças de segurança do Distrito Federal. Na sala de comando de controle, representantes das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil controlavam toda a movimentação dentro e fora da arena por meio de câmaras instaladas em pontos estratégicos.

O Centro Integrado de Comando e Controle é um conjunto de quatro salas no nível N3, da Ala Poente (voltado para o Ginásio Nilson Nelson) do estádio Mané Garrincha. A principal sala é a de monitoramento, que recebe as imagens das câmeras instaladas no anel externo e em áreas próximas aos estacionamentos.

No local, controladores recebem, ainda, as imagens, com riqueza de detalhes, de toda a movimentação do público em todos os níveis de arquibancadas e dos camarotes, o que permite uma análise rápida na tomada de decisões, pelo grupo de comando, que ocupa a sala ao lado.

As outras salas, com vista para o gramado, são ocupadas pelos representantes das corporações, que acompanham visualmente as ações das torcida. “Esse Centro de Comando é fundamental para coordenar e integrar as ações das forças de segurança, permitindo ações rápidas e precisas”, ressaltou o secretário de Segurança, Sandro Avelar.

Precaução - Com mais de 61 mil torcedores presentes no estádio e, por ser o primeiro jogo no qual a torcida do Flamengo não era maioria absoluta, a precaução e os cuidados por parte da Secretaria de Segurança Pública foram redobrados. 1.500 homens da Polícia Militar trabalharam neste jogo.

Pela rivalidade histórica entre cruzmaltinos e rubro-negros no Rio de Janeiro, o secretário Sandro Avelar, fez questão de acompanhar tudo de perto. “Foi tudo muito bom, sem violência, tumulto ou qualquer incidente grave”, afirmou. Durante o jogo uma criança de 11anos se perdeu dos pais, que pediram ajuda aos bombeiros e, foi registrado o furto de um celular. Não houve atendimento médico durante a partida.

vasco X flamengo-1

Paz - O clima de paz e harmonia entre as torcidas organizadas foi fruto de um trabalho preventivo da Polícia Militar com apoio do Ministério Público. Para garantir a tranquilidade de todos os torcedores, eles se reuniram com os representantes das organizadas dos dois times, fizeram acordos e assinaram um pacto de conduta. O resultado foi uma grande festa no Mané Garrincha sem brigas ou atos de violência.

O secretário Extraordinário da Copa 2014, Claudio Monteiro, também esteve na sala do Comando Operacional e disse estar satisfeito com a civilidade do torcedor brasiliense. “Foi bonito ver as torcidas em clima de paz, sem violência, torcendo pelos seus times, sem qualquer incidente. Foi mais um evento na arena multiuso para a família brasiliense, como podemos destacar pelo número de crianças presentes”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário