Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Gymi

Bem vindo, Gymi

  ComCopa
Nome do mascote da Gymnasiade foi escolhido por alunos dos Centros Olímpicos e dos Centros Interescolares de Línguas do DF

Fotos: André Borges/ComCopa
mascote gymnasiade André Borges 2

Brasília vai receber as Olimpíadas Escolares Mundiais – Gymnasiade 2013, de 27 de novembro a 4 de dezembro deste ano, e já escolheu o nome do mascote: Gymi. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27/8), na Torre de TV Digital, com a presença de estudantes que disputarão a seletiva nacional para escolha dos atletas que representarão o Brasil nos jogos.

Participaram da votação alunos dos Centros Olímpicos e dos Centros Interescolares de Línguas do DF. As três opções – Gymi, Oscar e Qualé – foram criadas por servidores do Comitê do GDF para a Gymnasiade, para batizar o Quati, animal escolhido em dezembro de 2012 para ser o mascote. “A participação dos estudantes em todas as etapas de preparação para os jogos é de grande importância no incentivo ao desporto e para o sucesso do evento”, destacou o secretário de Esporte, Júlio César Ribeiro.

Ao todo, foram contabilizados 9.668 votos entre os dias 8 e 22 de agosto. Desse total, 3.583 aprovaram Gymi, sugestão da professora de Educação Física da Secretaria de Educação, Débora Igreja. “Pensei em um nome que tivesse um som e uma pronúncia fácil e que tivesse relação com a competição. Assim, ninguém terá dificuldade em chamar o mascote”, explicou a educadora.

mascote gymnasiade André Borges 1Seletivas – Levar o Distrito Federal para o pódio é o objetivo da estudante Bruna Lopes, 17 anos. Lutadora de judô desde os sete anos, ela foi uma das atletas aprovadas na seletiva regional.

“A seleção foi muito tensa, mas eu estava confiante. Intensifiquei os treinamentos e cuidei do físico e do psicológico. Agora quero chegar ao mundial e representar minha cidade”, disse a judoca, que mora em Samambaia e considera importante a realização dos jogos em Brasília. “É a capital do país”, concluiu.

As equipes de atletismo e natação serão definidas nos dias 7 e 8 de setembro. Ao final da seletiva regional, serão 100 representantes do DF na peneira nacional, que ocorrerá em Brasília de 12 a 16 de setembro. Da disputa, sairão os atletas que defenderão o país na Gymnasiade.

Gymnasiade – Os Jogos Escolares Mundiais reunirão mais de 1,5 mil atletas de 33 países, com idades entre 14 e 17 anos, que disputarão oito modalidades esportivas: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez.

Brasília conquistou a oportunidade de sediar os jogos após concorrer com a cidade de Palma Mallorca, na Espanha. Será a primeira vez que um país do continente americano recebe o evento. “Tenho certeza que a Gymnasiade representará um legado importante para os atletas e a capital”, afirmou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário