Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Inglês e espanhol

Inglês e espanhol para profissionais da segurança

  Evelin Campos, ComCopa
Cursos vão preparar policiais civis, militares, bombeiros e agentes de trânsito para receber turistas durante os grandes eventos. Meta é capacitar 1,4 mil servidores até março de 2014
Fotos: André Borges/ComCopa
PM aula ingles Andre Borges 1
Os turistas que vierem a Brasília para os sete jogos da Copa do Mundo de 2014 contarão com equipes de segurança mais bem preparadas. Profissionais das polícias civil e militar, do Corpo de Bombeiros (CBM), do Departamento de Trânsito (Detran) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) estão fazendo cursos de inglês e espanhol aplicados ao turismo.

Ao todo, já são 150 inscritos. As primeiras turmas iniciaram as aulas nesta semana. Os cursos, com carga horária de 200 horas/aula, podem durar de três a oito meses, de acordo com a disponibilidade de cada aluno. Os interessados devem entrar em contato com os setores de capacitação de seus órgãos. A meta é capacitar 1,4 mil servidores até março do ano que vem.

PM aula ingles Andre Borges 2A agente de trânsito Jackelyne Palhares, 28 anos, optou pelo inglês, considerado a língua universal. Em seu segundo dia de aula, ela não vê a hora de praticar o idioma. “Vamos receber muitos turistas na Copa do Mundo. Temos que aprender para prestar informações e fazer abordagens da melhor forma possível”, avalia a agente, que está gostando do método e do material.

Apesar de trabalhar na área administrativa, o analista de trânsito Tiago Moreira, 30 anos, acredita que será convocado para reforçar as equipes nas ruas e não esconde a ansiedade em poder ter contato com outras culturas. “Vai ser muito bom para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma Tiago, que sempre quis ser fluente no idioma. “Na adolescência fiz três cursos básicos, mas nunca pude dar prioridade. Agora pretendo não parar mais”, diz, otimista.

Aprendizado – Os cursos fazem parte do Pronatec Copa na Empresa, do governo federal. Em Brasília, o programa é executado pela Secretaria de Turismo. O objetivo é qualificar as forças de segurança para receber os turistas estrangeiros. “Quem vem de fora tende a procurar a pessoa fardada para pedir informações ou ajuda. Os agentes precisam estar preparados”, destaca a subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística da Setur, Meyre France.

As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que também direciona os inscritos aos níveis básico, intermediário ou avançado, conforme o conhecimento de cada um. Os encontros ocorrem nos três turnos (manhã, tarde e noite) e em espaços cedidos pelas corporações da segurança, responsáveis por divulgar os cursos e inscrever os agentes.

Legado – A Secretaria de Turismo está elaborando um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança Pública, para garantir que os agentes capacitados trabalhem nas proximidades dos grandes eventos em Brasília. “Esses servidores devem atuar onde há fluxo de pessoas”, observa Meyre France. O documento está em fase de análise pelo setor jurídico da Setur.

A ideia é que os conhecimentos adquiridos durante cursos, que incluem noções básicas dos idiomas e aprendizado instrumental para cada tipo de atuação, sejam sempre utilizados em favor da população. “Essa iniciativa será válida não apenas para a Copa do Mundo, mas também como um legado para Brasília, que vem recebendo grandes eventos”, destaca a subsecretária.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário