Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

CICLOVIA

Áreas centrais de Brasília terão ciclovia

  
Áreas centrais de Brasília terão ciclovia
Até abril de 2014 os dois lados do Eixo Monumental
oferecerão percurso para ciclistas

Leandro Cipriano e Tolentino Melo, da Agência Brasília
BRASÍLIA (1/6/13) – Cerca de 15km de ciclovia nas áreas centrais de Brasília estão em construção no Eixo Monumental como parte do projeto de mobilidade e acessibilidade urbana para ampliar o uso de bicicletas na capital.
"Estamos adaptando a poligonal tombada às necessidades modernas da capital, privilegiando o ciclismo e sem alterar o tombamento. Todas as cidades do mundo, inclusive as tombadas, têm investido em outros modais de transporte", afirmou hoje o secretário-adjunto de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), Rafael Oliveira.
A ciclovia, prevista para estar concluída até abril de 2014, percorrerá os dois lados do Eixo Monumental - na altura da Rodoferroviária até o acesso principal da Ponte JK -, e passará pela Torre de TV, Congresso Nacional e Esplanada dos Ministérios.
O secretário destacou que a principal vantagem da obra será conectar vários pontos da cidade, e auxiliar os habitantes a transitar com mais facilidade.
"O projeto também prevê bicicletários nos ministérios, banheiros públicos e paisagismo, com árvores nativas do cerrado ao longo da Esplanada", ressaltou Oliveira.
O secretário-adjunto explicou que as mais de 300 árvores –entre ipês, quaresmeiras e paineiras– a serem plantadas não ocuparão o gramado central, ficando próximo à ciclovia e sem atrapalhar a visão principal dos prédios.
Segundo a diretora de Obras Especiais, Maruska Lima, o trecho da ciclovia mais adiantado são os três quilômetros que passam pela Esplanada, com cerca de 20% das obras concluídas: "A expectativa é que essa parte seja concluída em até oito meses", informou.
A obra foi desenvolvida pela Sedhab e a execução é da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com a aprovação do governo federal e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Rafael Oliveira lembrou que o projeto faz parte de uma série de melhorias na mobilidade urbana da capital, entre elas a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais no Setor Comercial Sul, e um túnel para ligar o Parque da Cidade ao Centro de Convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário