Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Copa das Confederações/Saúde

Saúde atende 100 pessoas na abertura da Copa das Confederações

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Saúde atende 100 pessoas na abertura da Copa das ConfederaçõesFoto:Hmenon Oliveira-15/06/2013
34 pessoas precisaram de atendimento médico no estádio Mané Garrincha, e outras 66 foram socorridas durante festa na Esplanada

BRASÍLIA (17/6/13)- Balanço divulgado hoje pela Secretaria de Saúde mostrou que 100 pessoas procuraram atendimento médico durante jogo da Copa das Confederações no Mané Garrincha e festa na Esplanada dos Ministérios, no sábado (15).
"Apesar do tumulto ocorrido antes do jogo, tudo funcionou perfeitamente, principalmente a sincronia entre o atendimento pré e pós-hospitalar", ressaltou o subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt, segundo o qual o esquema de assistência durante o evento superou as expectativas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pelos atendimentos, prestou socorro a 34 pessoas na área externa do Estádio Nacional e atendeu outras 66 durante os shows na Esplanada.
Ao todo, 24 pacientes necessitaram de remoção para unidades de referência: Hospital de Base (cinco pessoas), Hospital Regional da Asa Norte (13 pacientes), e Hospital Universitário (6 pessoas).
A maioria dos atendimentos feitos na Esplanada dos Ministérios ocorreram por sintomas de embriaguez, e na, área externa do Mané Garrincha, as equipes do Samu atenderam principalmente casos de ferimentos e mal-estar.
Todas as ações relacionadas ao atendimento médico foram monitoradas pelo recém-inaugurado Centro Integrado das Ações de Saúde (CIAS), no Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen), na 601 Norte.
SOCORRO- Um voluntário da Fifa sofreu infarto dentro do Mané Garrincha e é o único paciente que continua internado, mas fora de risco porque, segundo a Secretaria de Saúde, o socorro foi prestado imediatamente.
O homem foi atendido pela equipe do centro neurocardiovascular do Hospital de Base, submetido a uma angioplastia (desobstrução de artéria) e depois transferido para um hospital particular, pois possui plano de saúde.
As equipes do Samu ficaram posicionadas em três pontos avançados- um no estádio e dois na Esplanada- e contaram com dez ambulâncias, dez motolâncias e um total de 140 profissionais de saúde, além de voluntários da Cruz Vermelha.
Foram escaladas equipes e ambulâncias extras para o dia do jogo, por isso nenhum profissional ou veículo foi tirado do serviço de assistência à população para atuar no evento, de acordo com o Samu.
Ainda segundo a secretaria, o atendimento de rotina nas emergências das demais unidades de saúde transcorreu normalmente, com 3.328 pessoas acolhidas nos prontos-socorros da rede pública até às 19.00 no sábado.

(H.O/J.S)

Nenhum comentário:

Postar um comentário