Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Transporte Coletivo DF

Nova era do transporte coletivo

  ComCopa, com informações da Agência Brasília
Os primeiros ônibus novos começaram a circular hoje, marcando o início da renovação da frota do Distrito Federal
Foto: Roberto Castro/GDF
Ônibus FOTO ROBERTO CASTRO 8
A população do Distrito Federal, após 53 anos e uma grande batalha jurídica, comemora o início do processo de renovação da frota de ônibus. E o resultado da primeira licitação do transporte coletivo da história da capital já se vê nas ruas. Começaram a circular hoje (28/06) os primeiros novos ônibus operados pela Expresso São José, que saíram logo cedo do terminal rodoviário da Estrutural, com aprovação dos usuários, e seguiram viagem na companhia do governador Agnelo Queiroz e do vice-governador Tadeu Filippelli.

"Não tem nem comparação com os ônibus que estavam rodando. Moro na Estrutural há 12 anos e essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de ir para o meu trabalho com conforto", disse a auxiliar de serviços gerais, Elizete Souza França, 34 anos.

A diarista Maria Teresa Cruz, 26 anos, disse que nunca imaginou um dia ver tantos ônibus novos em sua cidade e que agora o trajeto de casa para o trabalho será mais prazeroso. "Disseram que eles iriam chegar hoje na cidade e não acreditei. Mas aí está a prova. Vou trabalhar muito mais feliz", afirmou Cruz.

Os moradores da Estrutural agora podem contar com 50 ônibus – 39 efetivos e 11 reservas – e em até 120 dias a Expresso São José colocará 576 carros nas ruas, renovação da frota que foi comemorada pelo governador Agnelo Queiroz, que fez um dos trajetos do veículo na cidade.

"Essa é a concretização de um sonho. A próxima cidade que receberá os próximos ônibus será Brazlândia e, na medida em que as empresas forem recebendo os veículos, vamos entregá-los à população", garantiu o governador.

LegadoDurante a disputa da Copa do Mundo FIFA 2014™, os torcedores e turistas que vierem ao DF para acompanhar um dos sete jogos que serão disputados no Estádio Mané Garrincha poderão utilizar a mais moderna e sustentável frota de ônibus do país. A completa renovação do transporte coletivo está prevista para ser concluída até dezembro deste ano.

162
A renovação da frota de ônibus do transporte público virá acompanhada de muitas mudanças, e para que a população não sofra transtornos, o canal da Ouvidoria do Distrito Federal (Central de Relacionamento) atenderá os passageiros pelo número 162. O serviço será fundamental em função de "uma nova cultura" que se apresenta aos usuários de transporte público da capital do país.

Os veículos da São José circularão na cor dourada, semelhante à tonalidade que o grupo usa hoje, e virão equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas.

Também terão rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, que terão lugares especiais em assentos e espaços adaptados a suas necessidades.

GPS
Outras inovações são sistema de som, GPS (Sistema de Posicionamento Global, em tradução livre), além de computador de bordo que ajudará o condutor a dirigir de forma mais segura e confortável para os passageiros. Pela primeira vez o transporte público do DF usará a tecnologia de GPS, que servirá para informar tanto o horário certo, como a localização dos ônibus.

O GPS possui um sistema mais conhecido como "carrossel", que permite fiscalizar se a saída de um ônibus do terminal rodoviário ocorre como o previsto – o que permite ao usuário saber exatamente qual a frequência do coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário