Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Copa das Confederações

Grupo de 200 voluntários auxiliou torcedores na Arena Fonte Nova   


Duzentos voluntários atuaram nos arredores da Arena Fonte Nova, em Salvador, neste sábado (22.06) orientando torcedores que foram assistir ao clássico entre Brasil e Itália. A atuação foi essencial para organizar o fluxo e garantir o acesso de milhares de pessoas à Arena. A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa/Bahia) estima que 55 mil pessoas passaram pelo local onde o Brasil venceu a Itália por 4 a 2 e garantiu o primeiro lugar do grupo A.

“O principal objetivo é auxiliar o expectadores a encontrar a melhor entrada. Nossa orientação é que mantenham todas as pessoas bem informadas”, explica o coordenador local, Ricardo Katz. “Eles também estão informando sobre o que pode ser feito pelo visitante em Salvador para um bom passeio turístico”, diz.

Todas as pistas que dão acesso à Fonte Nova foram interditadas e apenas torcedores com ingresso tinham acesso à Arena. Os coordenadores do Brasil Voluntário seguiram o esquema especial de mobilidade e alocaram os voluntários tendo como base os dois anéis criados pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

Para Thaís Souza Pelaes, 23 anos, o jogo de quinta-feira, 20, entre Uruguai e Nigéria, foi uma espécie de teste para hoje. “O jogo serviu como um bom treinamento. Hoje estamos bem mais preparados pois já sabemos como funciona o evento na prática”, analisa.

“Quinta-feira foi o nosso primeiro dia e pudemos entender e aprender bastante para a atuação de hoje, com um público maior”, analisa a voluntária Fernanda Bomfim, 32 anos. Ela orientou torcedores em um dos principais portões de acesso à Fonte Nova. “Acho que ajudei umas duzentas pessoas hoje e estou preparada para pelo menos duas mil”, disse, animada, antes do início da partida.

A torcedora de Brasília Manoela Martins, 31 anos, elogia a simpatia dos voluntários. “Eles orientam os turistas e prestam um bom atendimento. Mas o mais importante é que nos inserem bastante no clima do jogo e no evento que está ocorrendo na cidade”, diz. 

Para o italiano Daniel Tuppe, 37 anos, a presença dos voluntários também fez a diferença. “O voluntário é essencial para um grande evento como este. Depois do atendimento que me deram, percebi que estão bem preparados. Em um jogo grande como este, a ajuda deles é muito importante”, afirma.

A próxima partida da Copa das Confederações da FIFA, em Salvador, será em 30 de junho, às 13h, quando será decidido o terceiro lugar do torneio.


Fonte: Brasil Voluntário
Fotos: Leonardo Dalla
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o portal Brasil Voluntário, site do governo federal para o voluntariado na Copa das Confederações FIFA 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário