Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estádio Mané Garrincha

No roteiro dos grandes eventos

  ComCopa
Decreto publicado hoje no Diário Oficial define normas de utilização do Estádio Mané Garrincha, que se consolida como palco dos grandes eventos e instrumento de desenvolvimento econômico e social

Foto: Lula Marques
Clima Copa-2
Depois de receber alguns dos maiores astros do futebol nacional e internacional, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha se consolida como palco de grandes eventos. Para garantir que a arena traga desenvolvimento econômico para a cidade, o Governo do Distrito Federal publicou nesta quinta-feira (27/06), no Diário Oficial, um decreto que estabelece diretrizes para a utilização do estádio e de seu entorno.

A partir de agora, os eventos realizados na arena multiuso vão aumentar a arrecadação do Distrito Federal. De acordo com o decreto Nº 34.491, 13% da renda bruta das cinco primeiras partidas de futebol no Mané Garrincha serão destinados ao Tesouro local. A partir do sexto jogo, os organizadores deverão destinar 15% dos ganhos, além de custear as despesas com energia elétrica.

A regra já vale para o jogo entre Flamengo e Coritiba, no dia 06 de julho. “Este será o primeiro jogo, após a Copa das Confederações, de uma série de partidas que ainda ocorrerão no Mané Garrincha”, destacou o secretário extraordinário da Copa, Claudio Monteiro.

Dessa forma, não só o torcedor ganha, vendo seu time do coração em campo, mas toda a população, que será beneficiada com investimentos para a melhoria da qualidade de vida. A exemplo da semana da abertura da Copa das Confederações, que movimentou cerca de R$ 70 milhões em Brasília, os próximos eventos prometem aquecer ainda mais importantes setores da economia, como os de serviços e comércio.

Segundo o secretário Claudio Monteiro, esses são os primeiros passos para o grande legado do estádio para a cidade. “Com a definição de regras claras, vamos criar uma cultura de realização de eventos no Mané Garrincha, e assim, atrair progressivamente novos jogos para o estádio”, ressaltou.

Evento-teste - Quanto aos eventos culturais, o secretário explicou que as regras para esses casos ainda serão definidas. “Não tivemos ainda um evento-teste na área cultural para avaliar o verdadeiro impacto. O primeiro será o Renato Russo Sinfônico, neste sábado”, afirmou Claudio Monteiro.

O decreto estabelece, ainda, a proibição de uso dos estacionamentos do estádio e do Ginásio Nilson Nelson para a realização de eventos culturais, exceto quando houver interesse público. Agora, as secretarias de Esporte e Extraordinária da Copa 2014 deverão elaborar, no prazo de trinta dias, a proposta para regulamentar a utilização das unidades esportivas do DF, incluindo o Estádio Mané Garrincha.

Leia o decreto na íntegra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário