Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Estádio Mané Garrincha

Estádio é destaque mundial

  Evelin Campos, ComCopa
Projeto do Estádio Mané Garrincha motivou realização, em Brasília, no próximo ano, do maior evento internacional de estruturas construtivas complexas
estadio-e-destque-mundial

Sustentável, funcional e inovadora, a cobertura do Estádio Mané Garrincha foi a principal responsável pela atração de um importante evento técnico para Brasília. O 6º Simpósio Latino-Americano de Tensoestruturas, que será realizado de 15 a 19 de setembro de 2014, deve trazer mais de mil profissionais da área de engenharia à capital.

O IASS Symposium, especializado em construções especiais e complexas, será realizado entre dois grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A previsão é que o encontro seja no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No entanto, após o Mundial de 2014, será avaliada a possibilidade de realizá-lo no próprio Mané Garrincha.

FOTO LULA MARQUES 9Segundo a diretora de Obras Especiais da Novacap, Maruska Lima, esse será um momento de interação e troca de experiências para a engenharia. “Também teremos a oportunidade de mostrar nossa cidade não apenas no turismo de serviços, mas também no turismo de tecnologias, colocando Brasília no circuito dos grandes eventos técnicos”, destaca.

O simpósio deste ano será na Polônia, de 23 a 27 de setembro. No último dia, na plenária final, será feita uma apresentação sobre o projeto do estádio. “Vamos mostrar os diferenciais e os aspectos inovadores da arena, e confirmar Brasília como sede do próximo evento, em 2014”, explica Maruska Lima.

Tecnologia que impressiona – Inicialmente, a ideia era que o congresso fosse realizado em São Paulo. Entretanto, após visita de membros da International Association for Shell and Spatial Structures – responsável pela organização do evento – ao estádio brasiliense, há cerca de quatro meses, o local foi alterado.

FOTO LULA MARQUES 20A cobertura da arena, que possui o maior sistema de estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas do mundo, impressionou os especialistas. “A cobertura do Mané Garrincha é uma das principais inovações tecnológicas da obra. Além dos aspectos sustentáveis, sua construção representou um desafio bem sucedido para a engenharia”, afirma Maruska Lima.

O estádio pode ser o primeiro do mundo a conquistar a certificação máxima de edificações sustentáveis, o selo Leed Platinum. E a cobertura tem responsabilidade nisso. Desenvolvida no Japão, ela é revestida por uma membrana autolimpante que cobre todos os assentos do estádio. Ela terá, ainda, placas fotovoltaicas que permitirão a captação de energia solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário