Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Segurança - Estádio Mané Garrincha

Câmeras reforçam segurança

  ComCopa
O Estádio Mané Garrincha conta com uma moderna ferramenta de monitoramento. Tecnologia de última geração permite uma rápida tomada de decisão e asseguram a tranquilidade do torcedor

Foto: Andre Borges/ComCopa
AB  4171-jogo selecao 21

Para garantir a tranquilidade de quem vai ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, como ocorreu no último jogo da seleção no 7 de setembro, câmeras de segurança estão espalhadas por toda a arena. Esse recurso ajuda a identificar qualquer princípio de tumulto, e permite uma rápida intervenção a possíveis problemas que venham ocorrer na área interna e externa do estádio.
O Centro de Comando e Controle abrange um conjunto de salas no nível N3 da Ala Poente (voltado para o Ginásio Nilson Nelson) do estádio Mané Garrincha. A principal sala é a de monitoramento, que reúne imagens captadas pelas câmeras instaladas dentro e fora do estádio, em tempo real. Cerca de 400 unidades com tecnologia de última geração e possibilidade de visão em 360° permitem a identificação do público com riqueza de detalhes, das arquibancadas, corredor, ou mesmo da área externa.

No local, controladores monitoram toda a movimentação do público em todos os níveis da arena, o que permite uma análise rápida das ocorrências para a tomada de decisões, pelo grupo de comando. Representantes dos órgãos de segurança locais e federais dividem o espaço e compartilham soluções.

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal tem acompanhado os jogos no Mané Garrincha do Centro de Comando e Controle. No amistoso da Seleção Brasileira contra Austrália, no último dia 7, o promotor de Justiça, Nísio Tostes esteve na sala de monitoramento e elogiou a ação preventiva e a forma de coibir qualquer tipo de ato que possa ameaçar a integridade do torcedor. E avaliou de forma positiva a ação das forças de segurança. “Dentro do estádio foi tudo muito tranquilo, uma grande festa, como gostaríamos que tivesse ocorrido na área externa”, comentou, ao lembrar as manifestações na Esplanada dos Ministérios.

O monitoramento no estádio ajuda a identificar torcedores que se envolvem em brigas como ocorreu no jogo do Corinthians e Vasco. Com a ajuda das imagens, a PM agiu rápido para conter confusão, e depois, subsidiou a investigação realizada pela Polícia Civil.

Apoio tecnológico - O assessor especial da área de segurança da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, coronel Lima Filho, ressaltou a importância desse tipo de monitoramento em eventos no estádio. “Temos uma das melhores tecnologias a nosso favor. Podemos dizer que o Mané Garrincha é um dos locais mais vigiados de Brasília. Proporcionando ao torcedor toda segurança para usufruir o que arena brasiliense tem a oferecer”, destacou.

O controle é feito por profissionais qualificados para agir em situações de risco. Representantes das polícias Militar, Civil e Federal, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, Detran e representantes de órgãos como o MPDFT, participam da operação integrada na sala de controle operacional.

O espaço ainda conta com a presença de representantes da área técnica e operacional do estádio, capazes de providenciar pequenos serviços de manutenção e reparos em sistemas elétricos ou hidráulicos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário