Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mané Garrincha

Espetáculos para multidões

  Mateus Rodrigues, ComCopa
Em menos de cinco meses, público total do Mané Garrincha ultrapassa a marca de 500 mil pessoas em 13 eventos

Foto: Andre Borges/ComCopa
Espetáculos para multidões
Os números de renda e de público dos eventos realizados no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha desde a reinauguração, em maio, comprovam o sucesso da arena multiuso. Foram 12 jogos de futebol e um show musical que, somados, já levaram mais de meio milhão de pessoas ao estádio. A marca foi superada no último sábado com o amistoso entre Brasil e Austrália, jogo com mais de 40 mil pagantes.

Somados, os nove jogos do Brasileirão realizados na capital colocaram 331 mil torcedores nas arquibancadas do Mané Garrincha, com renda acumulada de R$ 23,6 milhões (baseada na venda de ingressos pelos times). Os dados colocam o estádio na liderança do ranking: sozinho, o Mané responde por mais de 20% da renda total do Campeonato Brasileiro no primeiro turno. O rendimento é 98,2% maior que o do novo Maracanã, segundo colocado na tabela.

Os jogos da Seleção Brasileira também agitaram o coração de uma multidão de torcedores na capital. Além da goleada de 6 x 0 na Austrália, o Brasil deu show na abertura da Copa das Confederações, em junho, e derrotou o Japão por 3 x 0 sob os gritos e aplausos de 67 mil pessoas.

Desde maio, fãs de futebol já presenciaram uma série de gols e lances memoráveis no estádio. O bancário Antônio Vieira de Souza, 43 anos, foi a quatro jogos no novo Mané Garrincha e considera a estreia da Seleção na Copa das Confederações como o mais emocionante até agora. “Estar outra vez neste estádio e ver a seleção ganhar de goleada é ter a certeza de que a arena brasiliense já alcançou seu objetivo”, disse, após assistir à goleada brasileira sobre a Austrália.

Público assíduo – O estádio detém o recorde de público do futebol nacional em 2013: 63,5 mil pagantes no jogo entre Flamengo e Santos, com renda de R$ 6,9 milhões. Realizado em 26 de maio, o confronto marcou a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, a estreia do Mané Garrincha em plena capacidade e a despedida do craque Neymar rumo à Espanha.

Para o secretário Extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro, os dados atestam a qualidade das instalações e a satisfação do público. “Os brasilienses passaram a ver o esporte como uma opção permanente de entretenimento na capital. Com os bons resultados, a ideia é trazer cada vez mais eventos para o centro do país”, afirma.

Crescimento – A programação do Estádio Nacional para os próximos meses deve impulsionar o sucesso já registrado nos números. 70% dos ingressos para o show da cantora norte-americana Beyoncé já foram vendidos – a apresentação acontece no próximo dia 17. As entradas para o show da banda de rock Aerosmith em 23 de outubro, com abertura da britânica Whitesnake, também já estão à venda.

O clássico Flamengo x Vasco está confirmado para o dia 6 de outubro, pelo segundo turno do Brasileirão. O Botafogo também negocia o mando de campo no Mané Garrincha para dois clássicos em outubro, contra os rivais Flamengo e Vasco (dias 13 e 20, respectivamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário