Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pimentão

Curiosidades da cidade-sede

  Kleyton Almeida, ComCopa
O Distrito Federal é o maior produtor de pimentão em cultivo protegido do país. São 180 toneladas por hectare, 350% acima da média nacional. Saiba mais sobre o potencial de Brasília, sede da Copa do Mundo de 2014, na produção do vegetal

copa - curiosidade do df - pimentao - set

O clima seco que toma conta do Planalto Central em parte do ano deixa a impressão de um ambiente inóspito para a agricultura. Mas Brasília tem o seu lado verde, com parques e um setor produtivo forte. A importância da cidade vai além do concreto que fascina o mundo, o traçado de Lúcio Costa e os monumentos de Niemeyer. A capital federal é também a maior produtora de pimentão do país.

Brasília, cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, supera todos os outros estados na produção de pimentão. A média nacional de 40 toneladas por hectare em campo aberto não é páreo para os horticultores do Distrito Federal, que alcançam o dobro do valor. Mas o trunfo da produção na capital é o cultivo protegido, em que a hortaliça é plantada em estufa. A estrutura é utilizada em outras áreas do país, mas os produtores do DF são os únicos a empregar o método em grande escala.

De acordo com levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), a plantação em ambiente controlado eleva a produção por hectare para 180 toneladas – 4,5 vezes o registrado em outras regiões. O segredo é o investimento em tecnologia agrícola, principal fator responsável pela escalada de produtividade no solo brasiliense.
MDA AIG NucleoRural Taquara DF 00521
A plantação de pimentão em estufa permite a produção durante todo o ano porque protege a cultura contra mudanças climáticas, como chuva e insolação, e a ação de insetos que possam danificar a planta. O resultado é uma safra com perdas reduzidas, menor uso de agrotóxicos e plantas mais resistentes.

Emprego e renda - O cultivo do pimentão vem melhorando a vida de muitos produtores rurais do Núcleo Rural Taquara em Planaltina (DF), área reconhecida como um dos principais polos de produção de hortaliças no DF e com a maior produtividade de pimentão do Brasil.

O produtor rural Maurício Severino Resende, de 56 anos, cultiva a hortaliça desde a década de 80 com o apoio de uma cooperativa. Gera mais de 15 postos de trabalho a cada safra, e distribui sua produção às grandes redes de supermercados do Distrito Federal. Maurício conta que ainda exporta o plantio para algumas capitais como Goiânia (GO), Manaus (AM) e Palmas (TO).

“Com o cultivo do pimentão, consegui ter uma renda melhor e gerar postos de trabalho, principalmente para os jovens. A gente acaba dando uma perspectiva de um futuro melhor para eles”, diz Maurício.

Bom para saúde - O pimentão é uma das hortaliças de maior importância econômica e social, gerando renda e emprego para famílias e produtores. O cultivo de pimentão no cerrado tem ainda um grande valor agrícola, em razão de seu uso na culinária regional.

A nutricionista Adriana Mourão ressalta que o consumo de pimentão traz benefícios para a saúde e é importante fonte de vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro. “É uma ótima hortaliça para consumo. Previne doenças como osteoporose e dores de garganta, fortalece o sistema imunológico e mantém o cérebro saudável, pois protege os tecidos nervosos contra a oxidação”, enumera a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário