Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Fábrica Social

Segunda etapa do Fábrica Social

  ComCopa
Novo sorteio de 571 vagas do programa foi realizado nesta sexta-feira (27/09). Selecionados farão cursos de capacitação profissional para produzir artigos esportivos como bolas, redes e uniformes. Os materiais serão destinados a escolas, creches, unidades de internação, entre outros

Foto: Andre Borges/ComCopa
fabrica social 1
Foi realizado, nesta sexta-feira (27/09), o novo sorteio para preenchimento de 571 vagas da segunda etapa do Programa Fábrica Social. A seleção substituirá processo anterior, realizado na última segunda-feira (23/09), e anulado após ter sido identificada falha técnica operacional no registro das inscrições, feito pela Central Única de Atendimento Telefônico do GDF, o 156. Agora, uma equipe do projeto entrará em contato com os candidatos selecionados, entre 30 de setembro e 4 de outubro, para agendar uma data para confirmação dos dados.

De 7 a 18 de outubro, serão efetivadas as matrículas dos participantes que estiverem de acordo com os pré-requisitos do programa. A previsão é que a capacitação inicie em 21 de outubro e os benefícios comecem a ser repassados 30 dias depois.

O sorteio, realizado eletronicamente, foi acompanhado por populares na sede do projeto, no SCIA Quadra 14, conjunto 2, lote 16, na Cidade do Automóvel. Assim como na primeira etapa, a maioria dos inscritos foram mulheres.

Conforme determina o Decreto Nº 34.264, de 5 de abril de 2013, que instituiu o programa, 15% das vagas são preferenciais e distribuídas da seguinte forma: 5% a jovens em medida socioeducativa, 5% para pessoas com deficiência e 5% para idosos. Quem não foi sorteado permanecerá em uma lista de espera e poderá ser chamado ainda este ano, em caso de desistência ou se algum inscrito não cumprir as exigências do programa.

Programa – O Fábrica Social foi inaugurado em julho, com cerca de 800 participantes na primeira etapa, que estão em pleno processo de produção e, já no mês de outubro, devem receber a primeira parcela do auxílio-produtividade. Também têm direito a auxílio-transporte e alimentação. Podem participar os inscritos no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal e do Distrito Federal com renda familiar per capita de até R$ 140.

No programa, os participantes aprendem a operar máquinas e confeccionar artigos esportivos como bolas, redes, uniformes escolares e jogos educativos. Além de possibilitar a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social e o combate às desigualdades sociais no DF, o programa incentiva o esporte e a economia local.

Os materiais produzidos pelos beneficiários serão destinados a escolas, creches, presídios, unidades de internação, ruas de lazer, entre outros. “Estamos começando a completar as metas iniciais do programa, já vamos começar a estudar a abertura de uma nova turma, e assim, dar mais oportunidades a quem mais precisa”, ressaltou o coordenador do Fábrica Social, Gerêncio de Bem.

Documentação necessária para matrícula:

- RG
- CPF
- 01 foto 3x4
- Comprovante de residência ou declaração de próprio punho.

Confira a lista dos sorteados na segunda etapa do Programa Fábrica Social:

Concorrência geral

Pessoa com deficiência

Pessoa idosa

Adolescentes - Foram sorteados 29 adolescentes em conflito com a lei. No entanto, de acordo com o art. 143 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é expressamente proibido identificar adolescentes que estejam em conflito com a lei. Portanto, não podem ser divulgados os nomes completos ou as iniciais, assim como dados sobre a família ou endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário