Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Américas

Desafio das Américas

  Kleyton Almeida, ComCopa
Parlamentares de 37 países das Américas se reuniram em jantar de confraternização no Mané Garrincha. O encontro fez parte da 12ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas que debateu, em Brasília, os desafios do desenvolvimento sustentável no continente

Fotos: Andre Borges/ComCopa
151013AB  2613jantar estadio1

“É uma honra participar de um evento neste estádio magnífico”. Foi com essa frase que o presidente da Confederação Parlamentar das Américas (Copa), deputado canadense Jacques Chagnon, abriu o jantar de confraternização realizado ontem (15/10), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, por ocasião da 12ª Assembleia Geral da instituição.

Deputados distritais, federais e de 37 países da América do Sul, do Norte e Central se reuniram no estádio para participar da assembleia, que debateu os desafios do desenvolvimento sustentável no continente.

Na ocasião, Jacques Chagnon ressaltou Brasília como cidade-sede da Copa do Mundo e sua importância como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

151013AB  2718jantar estadio2 2“Poucas cidades no mundo apresentam belas obras como aqui. Esse estádio também é um dos cartões-postais de Brasília. Só tive boas impressões da capital do Brasil. Uma multiarena como essa só vem somar às belas obras de Oscar Niemeyer. Na verdade, estamos no estádio que vai ser famoso no mundo inteiro não só pela Copa de 2014, mas por sua bela arquitetura”, destacou Chagnon.

Durante o evento no Mané Garrincha, o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wasny de Roure, afirmou que a Confederação Parlamentar das Américas é uma organização apartidária, cujo desafio hoje é encontrar respostas para problemas comuns no desenvolvimento sustentável das Américas. O parlamentar também elogiou a iniciativa do GDF, de trazer a delegação das Américas para participar de um jantar no mais novo monumento da cidade, ao se referir ao estádio.

“A noite de hoje foi a oportunidade de Brasília construir uma aproximação e diálogo com os países que integram a Confederação, na formulação de políticas públicas para a cidade. Receber os parlamentares no estádio é demonstrar a eles outro espaço da cidade. Eles vão levar para seus países como referência um estádio sustentável, além da sua bela arquitetura”, ressaltou o deputado.

Integração - O governador Agnelo Queiroz afirmou que sediar a assembleia de parlamentares é valorizar o papel de integração dos países das Américas. Para ele, muitos dos desafios vividos são comuns entre as nações, e todos os esforços são validos para melhorar as condições dos povos principalmente os da América Latina.

151013AB  2379jantar estadio1“Criar um mundo mais sustentável e discutir os desafios das Américas foi uma troca de experiência inédita com esses 37 países. Aqui em Brasília há um acolhimento. Estamos dando passos cada vez mais largos, exemplo disso, é o Estádio Mané Garrincha, referência de arquitetura e sustentabilidade. O estádio, como um novo cartão-postal da cidade, está sendo levado para o mundo a fora pelos representantes de cada território”, discursou Agnelo.

Arena Multiuso - O Estádio Nacional de Brasília está cada vez mais se incorporando à cidade como um propulsor da economia local, além de atrair eventos dos mais variados segmentos da sociedade. O secretário Extraordinário para a Copa de 2014, Cláudio Monteiro, comentou a importância da multiplicação de eventos realizados na arena brasiliense.

“Cada evento realizado aqui, mostramos que o estádio é um espaço multifuncional. A localização é estratégica, no centro da cidade. Tenho certeza que os eventos na arena multiuso se multiplicarão. Os espaços do Mané Garrincha podem ser utilizados depois da Copa do Mundo, tanto para conferências, solenidades e seminários, atendendo os mais variados segmentos, sendo mais um legado para cidade”, afirmou o secretário.

151013AB  2513jantar estadio1Na ocasião, o governador Agnelo Queiroz recebeu uma homenagem da Confederação Parlamentar das Américas pelo representante Fernando Fonseca, presidente da União Legislativa (Unali), pelo fato de a cidade ter sido escolhida este ano entre as 37 nações como sede da XII Assembleia Geral e a XI Reunião Anual da Copa.

O representante do Brasil na Copa, José Luiz Schafer, parabenizou a iniciativa de promover um jantar em um estádio único como o Mané Garrincha, e que isso foi positivo para a boa imagem da cidade, sede da Copa do Mundo, perante outros países.

“Essa foi a oportunidade ímpar de mostrarmos que o Brasil não é apenas bom no futebol, basta olharmos o estádio. Aqui temos tecnologia de ponta. Uma obra que se preocupou com o bem-estar do torcedor e mais que isso, assumiu o seu papel na sustentabilidade da própria obra. Antes só podíamos apreciar estádios como esse fora do país”, afirmou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário