Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Estádio recebe destaques da imprensa local

  ComCopa
Finalistas e jurados do Prêmio Engenho de Comunicação recebem homenagem em jantar na tribuna de honra do Mané Garrincha e comprovam ser a arena um espaço diferenciado, uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. O evento contou com a presença do governador Agnelo Queiroz

Fotos: Andre Borges/ComCopa
AB  jantar premio engenho 1

Mais uma vez, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha comprova o título de arena multiuso. A estrutura do local permite a realização dos mais diversos eventos, de jogos e megashows a confraternizações como o jantar dos finalistas do Prêmio Engenho de Comunicação. 

A cerimônia foi realizada na tribuna de honra, na noite de segunda-feira (30/09), com a presença do governador Agnelo Queiroz. “É uma honra recebê-los aqui neste espaço. Há um ano, isso aqui era um grande canteiro de obras. Hoje, é uma das arenas mais bonitas do mundo e em pleno funcionamento", disse o governador em seu discurso.

Agnelo lembrou que a conclusão do estádio colocou Brasília definitivamente na rota dos grandes eventos mundiais: “Desde 18 de maio, quando inauguramos o Mané Garrincha, mais de meio milhão de pessoas passaram por aqui para assistir jogos de futebol e shows”. O governador fez questão de ressaltar, ainda, que o estádio Mané Garrincha “se transformou em um grande indutor de desenvolvimento econômico e social, que movimenta R$ 12 milhões a cada evento, gerando dois mil postos de trabalho diretos e indiretos".

Antes do jantar, foram exibidos vídeos relembrando os 10 anos do Prêmio Engenho e a história do Mané Garrincha nesses quatro meses de funcionamento. Os finalistas também puderam acompanhar seus nomes exibidos no telão do Estádio Nacional de Brasília. "O evento possibilita mostrar a nova formatação que queremos para a arena multiuso, em um espaço elegante, bonito e funcional”, destaca o secretário Extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro.

Ousadia - A jornalista Katia Cubel, promotora do evento, considerou uma ousadia realizar o jantar, que antecede a entrega do Prêmio Engenho de Comunicação, em um espaço tão grandioso. “Utilizar a arena para nosso evento é um privilégio. É uma honra, não só para mim como para os jornalistas e para os nossos colaboradores, que acreditam na liberdade de expressão”.

AB  jantar premio engenho 2

Os profissionais de comunicação de diversas mídias (impresso, rádio, televisão e online), distribuídos em 11 categorias, foram unânimes em elogiar o espaço para abrigar eventos. Finalistas do prêmio como Estevão Damázio, da rádio CBN e Antônio de Castro, da TV Globo, não pouparam elogios à arena. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal e jurado do prêmio, Marco Aurélio Mello, que já havia visitado o Mané Garrincha no jogo de abertura da Copa das Confederações, se disse novamente surpreso pela grandiosidade do espaço. “Vazio ou cheio, ele é sempre exuberante, bonito e agradável de se ver”. Outro jurado que não mediu palavras para elogiar o evento foi o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. “Sempre que venho aqui, fico entusiasmo com o estádio. Não sabia que era possível realizar este tipo de evento”, comentou. 

Neste ano, a premiação homenageia o colunista Ari Cunha, do jornal Correio Braziliense, também presente ao evento. Para o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, “escolher jornalistas que fazem a informação, nesse momento de transparência, mudou a minha função nos últimos dias. Mas foi um trabalho diferente, criativo, que nos aproximou de quem faz as notícias da capital”. 

Os concorrentes foram indicados por uma banca de jurados, representantes da sociedade civil organizada. Em 2013, votaram o ministro do STF Marco Aurélio Mello; o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes; o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana; o reitor do UniCeub, Getúlio Américo Moreira Lopes, e o Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles. Os vencedores do Prêmio Engenho de Comunicação 2013, serão conhecidos no próximo dia 8 de outubro, na Embaixada de Portugal.

A coordenadora-geral de Comunicação para a Copa, Samanta Sallum, disse considerar a noite um "momento histórico". "Não há melhor prestação de contas à sociedade, em relação aos investimentos feitos no estádio, do que trazermos para dentro dele o maior número possível de jornalistas e formadores de opinião. Reunir os profissionais da imprensa no Mané Garrincha nos dá oportunidade de cumprir o nosso dever, de abrir este monumento à comunidade", ressaltou.

Confira os finalistas do 10º Prêmio Engenho

Cobertura de Brasília
Correio Braziliense
TV Globo
TV Record

Melhor Coluna
Carolina Bahia - Zero Hora
Cláudio Humberto - Jornal Metro
Jane Godoy - Correio Braziliense

Melhor Programa de Rádio

CBN Brasília - CBN
Cotidiano - Rádio Nacional
Gente Brasília - Bandnews

Melhor Apresentador(a)/Âncora de TV

Antônio de Castro - TV Globo
Luiz Carlos Braga - TV Record
Williane Rodrigues - SBT

Melhor Blog de Política

Blog do Fernando Rodrigues
Blog do Josias de Sousa
Blog do Noblat

Inovação Jornalística

Parceiros do DF - TV Globo
Revista Encontro - Correio Braziliense
Veja Brasília - Revista Veja

Iniciativa Acadêmica

Universidade de Brasília - UnB
Universidade Católica de Brasília - UCB
Universidade Paulista - Unip

Veículo Impresso

Jornal de Brasília
Jornal da Comunidade
Jornal Metro

Melhor Programa de TV

Balanço Geral - TV Record
DF TV 2ª Edição - TV Globo
Globo Esporte - TV Globo

Melhor Site

Clica Brasília
Correio Web
Finíssimo

Gestão de Negócios da Comunicação

Consuelo Badra - Revista Foco
Hélio Queiroz - Alô Brasília
Luiz Marcelo Pinheiro Chaves - TV Globo

Homenagem do ano

Jornalista Ari Cunha - Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário