Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Aeroporto de Brasília

Aeroporto de Brasília tem a maior capacidade de pista do País

  Da Secretaria de Turismo e Projetos Especiais
Aeroporto de Brasília tem a maior capacidade de pista do PaísFoto:Mary Leal/Arquivo
Passageiros de Brasília terão, também, mais opções de voos a partir da próxima semana

Os passageiros de Brasília terão ainda mais opções de voos a partir da próxima semana. Após liberação do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek irá ampliar a capacidade de pista e poderá operar até 52 rotas para os destinos nacionais. A média será de um voo a cada um minuto e nove segundos. O impacto será de 8 mil passageiros a mais por dia.

Com o novo cronograma, o aeroporto da capital brasileira passa a ser o de maior capacidade de pista do País, seguido por Guarulhos (47 voos) e Tom Jobim (40).

"Brasília já é um grande hub, ou seja, está entre os aeroportos mais movimentados do Brasil. Com a novidade, a cidade ficará ainda mais competitiva. O resultado deverá ser sentido no bolso do consumidor, que terá mais opções e poderá exigir melhores condições das empresas aéreas", comentou o secretário de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

De acordo com a Inframerica, estão registrados 33 pedidos de novas rotas a partir de Brasília. Ainda nesta semana, alguns destinos nacionais serão contemplados, especialmente das regiões Sudeste, Norte e Nordeste. Outros deverão começar a operar até o fim deste ano.

"Para o Turismo o ganho será imenso. Brasília está no centro do País, o que facilita a ligação com as principais capitais federais e com o exterior. A ocorrência de mais voos beneficia não só o turista de lazer, mas torna prática a viagem de negócios e eventos. Também teremos a oportunidade de receber mais pessoas em conexão e convidá-las a ficar por mais tempo", disse Neves.

Avaliação – A autorização para ampliar de 44 para 52 movimentos/hora na pista do Aeroporto JK foi concedida com base em avaliação de condições. Os critérios foram qualidade, visibilidade em situações meteorológicas adversas, tempo de ocupação, capacidade de pátio, direção do vento e a categoria das aeronaves.

Para atender à demanda, as obras do local continuam, segundo o presidente da Inframerica, Alysson Paolinelli. "Depois de 18 meses de obras, começamos a colher resultados positivos. Hoje, todos podem desfrutar de um aeroporto moderno e confortável", afirmou. "O crescimento do aeroporto em 2014 tem sido contínuo, tanto que passamos do 4º aeroporto mais movimentado para o 2º. O terminal também vem se consolidando como um grande hub doméstico. As obras continuam e o objetivo é crescer ainda mais sem esquecer a qualidade, segurança e a satisfação dos nossos passageiros."

ICMS – Outro incentivo às empresas aéreas foi a redução da alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) no Distrito Federal (DF), de 25% para 12%. Um ano após a medida, aprovada em 2013, 206 novos voos e duas companhias aéreas já haviam passado a operar no terminal.

Hoje, a média de aterrissagem e decolagem na capital federal são 450 aeronaves por dia. Quando comparados os números de voos de janeiro a outubro de 2014 com o mesmo período do ano passado houve incremento de 2,18% na movimentação de aeronaves no aeródromo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário