Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Secretaria de Turismo e Projetos Especiais

Mais de 1,6 mil pessoas participam de conferência sobre economia solidária em Brasília

  Da Secretaria de Turismo e Projetos Especiais
Mais de 1,6 mil pessoas participam de conferência sobre economia solidária em BrasíliaFoto: Mary Leal/Arquivo
Evento ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães até o dia 30 de novembro

Representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal se reúnem, até domingo (30), na 3º Conferência Nacional de Economia Solidária. O evento ocorre em Brasília no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Mais de 1,6 mil pessoas já chegaram para participar do encontro.
A Conferência Nacional é precedida de reuniões temáticas municipais, territoriais e estaduais. O encontro tem o objetivo de realizar balanço sobre os avanços, limites e perspectivas da economia solidária, fomentar o debate para a integração e ações de apoio à economia. 
O representante da Associação Dendê Sol de Fortaleza (Ceará), Luiz Antonio, chegou na manhã desta quinta-feira (27) para participar do evento. Para ele a essência do encontro é discutir o fortalecimento da economia solidária e dar oportunidade para os menos favorecidos. "A nossa Associação é formada em sua grande parte por mulheres, e o objetivo é propiciar condições para que elas tenham uma forma de gerar renda por meio do artesanato e de produtos para a alimentação", destacou.
A artesã e integrante da Associação dos Artesãos de Tabatinga (no Amazonas) Terezinha Barbosa, que comercializa artesanato feito de sementes da região, como o açaí, reforça a importância da economia solidária para o comércio com outros países, como a Itália. "É um desenvolvimento focado nas pessoas a partir de um caminho ético", explicou. O grupo, formado por 120 membros, tem sede na Colômbia - tendo em vista a proximidade da fronteira com o País.
"Viemos aqui para mostrar que a luta continua. Temos um membro do grupo que comercializa os nossos produtos na Itália por meio de vínculos com o sistema internacional do Comércio Justo", disse Terezinha. O Comércio Justo é uma organização global que trabalha para garantir um melhor negócio para agricultores e trabalhadores.
Desde 2011 a Secretaria de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal desenvolve ações em prol da divulgação do trabalho dos artesãos brasilienses. Durante todos os dias do evento, produtos com motivos de Brasília estarão no estande para a comercialização.
O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Economia Solidária e a Secretaria Nacional de Economia Solidária – Senaes.

Serviço
3º Conferência Nacional de Economia Solidária
Até 30 de novembro de 2014
Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário