Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

FIFA E CBF

FIFA E CBF ASSINAM MEMORANDO

PARA O FUNDO LEGADO DA COPA

Foto: Divulgação FIFA

O impacto social e econômico da Copa do Mundo esteve em foco antes da última reunião do Comitê Organizador do Mundial de 2014. No último dia (10.11), na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, o presidente da CBF, José Maria Marin e o presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, assinaram um memorando de entendimento para a implementação do "Fundo Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014", na presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O fundo terá um montante total de 100 milhões de dólares, que serão investidos na promoção do desenvolvimento em áreas como infraestrutura, futebol feminino e de base, assim como programas sociais e de saúde para comunidades carentes, focando especialmente nos 15 estados que não foram sedes da Copa de 2014. “Hoje é um dia importante para o esporte brasileiro, uma vez que o Fundo Legado confirma os benefícios que a Copa do Mundo trouxe e ainda vai trazer ao Brasil”, afirmou Aldo Rebelo.
“A assinatura confirma o comprometimento da FIFA com o desenvolvimento sustentável do futebol no Brasil. Estamos certos de que o Fundo Legado será uma excelente plataforma para distribuir os benefícios da inesquecível Copa do Mundo de 2014. Tal como na África do Sul e no Brasil, queremos utilizar também as futuras Copas para promover o desenvolvimento sustentável do futebol nos países-sede”, disse Jérôme Valcke.
“Através deste Fundo Legado, a Copa do Mundo de 2014 será um catalisador do desenvolvimento do futebol no Brasil, especialmente no âmbito do futebol para jovens e de base. Temos certeza de que os brasileiros se lembrarão por várias gerações da Copa de 2014 como um torneio que contribuiu fundamentalmente para o nosso futebol”, comentou José María Marin, presidente da CBF.
Apresentado por Valcke e Marin em julho de 2014, o primeiro projeto do Fundo Legado da Copa – quatro campos de futebol (três com grama sintética e um com grama natural), localizados próximo ao Estádio Olímpico do Pará, em Belém – está quase concluído.
Enquanto o financiamento, o monitoramento e o controle serão de responsabilidade da FIFA, as propostas e a implementação dos projetos serão de responsabilidade da CBF, com base em planos enviados para a FIFA e aprovados pela entidade. Todos os fundos oferecidos dentro do projeto serão submetidos a uma auditoria anual central, realizada pela KPMG.

Fonte: FIFA
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário