Mobilidade por bicicleta no DF é tema de seminário da Casa Civil
Johnny Braga, da Agência Brasília
Sociedade civil e governo debatem medidas e estratégias para promoção do uso de bikes
A bicicleta é um dos meios de transporte que não agridem o meio ambiente e, para muitos, funciona como a solução para fugir do trânsito e até cuidar da saúde. Esses e outros benefícios que o uso da bike pode trazer para quem a inclui no seu dia a dia é apenas um dos temas do seminário promovido pela Casa Civil para avaliar a política de mobilidade por bicicleta implantada no DF. O encontro ainda debaterá e elaborará os desafios da área para os próximos anos.
O seminário, que acontece até as 17h desta quinta-feira (20), reúne a sociedade civil e o governo a fim de um lado ouvir o outro para traçar objetivos para melhorar projetos já executados. Para o servidor público Darione Oliveira, a discussão do tema é essencial para mudar os hábitos da população.
"Tem coisa que precisa ser melhorada, porém é preciso que o cidadão mude seu pensamento sobre a bicicleta e passe a apostar nela como um meio de transporte sustentável e rápido para o deslocamento", considerou.
Atualmente, o Distrito Federal tem 500,2 km de malha cicloviária - entre ciclovias e ciclofaixas. Para o coordenador do Fórum de Mobilidade de bicicletas do GDF, Paulo Alexandre Passos, desde 2011 o tema é trabalhado por meios de serviços e grandes ações a fim de promover o uso das bikes e seus benefícios para a saúde e para o meio ambiente.
"O GDF trabalha com três eixos do Plano de Mobilidade: infraestrutura – com as ciclovias e ciclofaixas -, serviços e mudanças de comportamento. Esses três fatores são essenciais para consolidar estratégias e avançar no tema. Como resultado, o DF tem crescido na implantação de ciclovias e hoje está mais seguro e agradável andar (de bicicleta) no DF", explicou.
Quem também considera que houve avanços na mobilidade é a ciclista Maria Inês, que diariamente usa o meio de transporte para passear pelo DF. "Saio quase todos os dias do Sudoeste com minha bicicleta. Convivo diariamente com o tema e acho extremamente importante debatermos estratégias para criar ações e incentivar o uso. Posso dizer que hoje a cidade oferece melhores condições para nós, ciclistas", afirmou.
OBRAS - Ainda estão em execução mais 107,5 km de ciclovia em quatro regiões administrativas: Brasília, Gama, Lago Sul e Park Way. Além disso, está em estudo a instalação de novas ciclofaixas ainda em 2014.
Confira os números da malha cicloviária no DF atualmente:
Cidade
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Extensão
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BRASÍLIA
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88,8 km (ciclovias)
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GAMA
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23,6 km (ciclovias)
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TAGUATINGA
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45 km (ciclovias)
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BRAZLÂNDIA
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3 km (ciclovia)
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SOBRADINHO
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1,5 km (ciclovias)
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PLANALTINA
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1,3 km (ciclovias)
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PARANOÁ
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2,4 km (ciclovias)
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NÚCLEO BANDEIRANTE
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3,8 km (ciclovias)
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CEILÂNDIA
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40 km (ciclovias)
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GUARÁ
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14,7 km (ciclovias)
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SAMAMBAIA
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21 km (ciclovias)
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SANTA MARIA
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14,6 km (ciclovias)
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RECANTO DAS EMAS
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26,9 km (ciclovias)
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LAGO NORTE
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1,8 km (ciclovias)
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RIACHO FUNDO II
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8 km (ciclovias)
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SUDOESTE/OCTOGONAL
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10,3 km (ciclovias)
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PARK WAY
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43,5 km (ciclovias)
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SCIA
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1 km (ciclovia)
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TOTAL
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351,2 km
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Houve também obras e ações para implantar ciclovias e ciclofaixas nas principais rodovias que cortam o Distrito Federal, confira os números:
Ciclovias nas rodovias do DF:
Rodovia/Cidade
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Extensão
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DF-001 / ITAPOÃ
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4 km
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DF-001 - DF-463 / SÃO SEBASTIÃO
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10 km
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DF-001 / TAGUATINGA-SAMAMBAIA
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3 km
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DF-005 / VARJÃO
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10 km
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DF-079 / PARK WAY-ÁGUAS CLARAS
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8 km
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DF-440 / CONDOMÍNIO RK
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2 km
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DF-480 / GAMA
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4 km
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DF-001 / SAMAMBAIA
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8 km
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DF-025 / PARANOÁ
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2 km
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DF-150 / COLORADO
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7 km
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FAZENDINHA-RECANTO DAS EMAS
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2 km
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TOTAL
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61 km
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CICLOFAIXAS NAS RODOVIAS DO DF
Rodovia/Cidade
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Extensão
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DF-009 / LAGO NORTE
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18 km
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DF-025 / LAGO SUL
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52,4 km
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DF-027 / ESTRADA PARQUE JK
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3,6 km
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DF-035 / ESAF/LAGO SUL
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8 km
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DF-459 / LIGAÇÃO CEILÂNDIA/SMAMBAIA
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6 km
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TOTAL
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88
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Alguns trechos foram feitos fora do conceito implantado pela atual gestão e serão revitalizados, como em parte de Taguatinga, onde a malha local será reestruturada com as obras de implantação do Expresso Oeste, com a ligação ao Plano Piloto e demais cidades.
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