Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Câncer

Mais de cinco mil pessoas se trataram de câncer este ano

  Da Secretaria de Saúde
Mais de cinco mil pessoas se trataram de câncer este anoFoto: Pedro Ventura/Arquivo
Saúde realiza ações preventivas para os casos de mama e colo de útero, além daqueles de pulmão nos programas contra o tabagismo

Hoje o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer, doença que já levou mais de cinco mil pessoas a tratamento no Distrito Federal este ano. A maioria dos casos é de pacientes em que a doença atinge a mama ou a próstata e é atendida nos hospitais de Base, Taguatinga, Universitário e do Coração.

Os tipos mais mortais de câncer são os de pulmão e traqueia. Segundo levantamento do Ministério de Saúde, de 2010 a 2012, ambos corresponderam a 11,7% dos óbitos relacionados ao câncer.

O número de pacientes tratados de câncer na rede pública local deve aumentar em 2014. Em 2013, foram 6.067 enfermos e, este ano, a cifra chegou a 5.682 até setembro. Se a média mensal de casos tratados em 2014 for mantida, o número total ultrapassará os 6.300 pacientes.

A gerência de câncer da Secretaria de Saúde tem realizado captação inteligente dos novos casos femininos, convocando as mulheres com diagnóstico positivo para encaminhá-las a um especialista com rapidez.

"Com esse esforço, temos conseguido que o tempo de marcação dessas pacientes com um especialista seja de quinze dias nos casos de câncer de mama e, de um mês, nos de colo de útero", explicou a gerente de Câncer da rede pública, Cristina Scandiuze.

PREVENÇÃO - Para tentar evitar as variedades mais fulminantes da doença, a Secretaria de Saúde oferece aos fumantes grupos de combate ao tabagismo em diferentes regionais, que atendem uma média de 500 pacientes por mês, dos quais mais de 70% conseguem deixar o vício.

Já a estratégia do Núcleo de Saúde do Homem, que acabou de lançar uma cartilha com dicas de saúde para esse coletivo, é procurar conscientizar a população masculina sobre a importância de fazer uma consulta de revisão uma vez por ano.

"Queremos reverter o hábito de os homens só buscarem os serviços de emergência, quando estão com a saúde bastante comprometida", esclareceu a coordenadora do Núcleo de Saúde do Homem, Laurêz Ferreira Vilela.

Outro importante trabalho no sentido da prevenção é a vacinação das meninas de 9 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo do útero, que mata cerca de 90 mulheres por ano, só na capital do País.

PALIATIVOS - Quando o paciente oncológico se encontra em fase avançada da doença, em que não há previsão de reverter o quadro, ele conta com os serviços de Cuidados Paliativos, encarregados de promover qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário