Pesquisar este blog

sábado, 15 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde

Projeto sensibiliza profissionais para a questão do suicídio

  Da Secretaria de Saúde
Projeto sensibiliza profissionais para a questão do suicídioFoto: Divulgação
Encontros ocorrem na Regional Núcleo Bandeirante

A Coordenação Geral de Saúde da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Park Way promove, em parceria com o Programa de Valorização da Vida (CVV), um projeto de prevenção ao suicídio. O objetivo é sensibilizar os profissionais de Saúde para a necessidade de saber ouvir e ajudar as pessoas em risco.

'Falando abertamente sobre o suicídio' é um dos tópicos da programação que envolve abordagens sobre o tema, apresentação de filmes e discussão sobre o que é assistido. O primeiro encontro aconteceu esta semana, no Riacho Fundo, e a próxima cidade a ser beneficiada pelo projeto é o Núcleo Bandeirante.

De acordo com a enfermeira Simone Lacerda, chefe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da regional (NEPS), o novo encontro está previsto para tratar do tema no dia 3 de dezembro, e acontecerá no auditório do Centro de Saúde Nº 2 da cidade, das 14h às 18h.

Segundo os técnicos do CVV, ocorrem 25 suicídios por dia no Brasil, sendo que 90% dos casos podem ser prevenidos desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional.

Ainda segundo o CVV, existem sinais indicativos de que a pessoa poderá cometer suicídio como, por exemplo, o abandono dos amigos e das atividades sociais, incapacidade de assumir as responsabilidades diárias, estado emocional alterado com agitação, irritabilidade, descontrole ou agressividade, mudança significativa no comportamento, na atitude ou aparência, entre outros.

Em qualquer dessas situações, amigos, parentes, profissionais de Saúde e outras pessoas do círculo de convivência podem e devem se oferecer para ajudar perguntando: "Tem algo que eu possa fazer para te ajudar?".

De acordo com o voluntário Gilson, do Programa de Valorização da Vida, nessa hora o importante é saber ouvir, sem fazer críticas, dar conselhos ou impor uma crença religiosa. "Muitas vezes a pessoa quer apenas desabafar e ouvir sem dizer nada é uma ajuda preciosa."

Além do NEPS, estão envolvidos no projeto a Medicina do Trabalho e o serviço de psicologia da regional, sob coordenação da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário