Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Secretaria de Trabalho

Carteira de trabalho digital chegará ao DF ainda neste ano

  Da Redação, com informações da Secretaria de Trabalho
Carteira de trabalho digital chegará ao DF ainda neste anoFoto: Divulgação
Serviço está em fase final do processo de licitação

Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (27), pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias, a Carteira de Trabalho Digital. No Distrito Federal, o serviço está em fase final do processo de licitação e deve começar a funcionar ainda em 2014.
"Falta pouco para que o processo seja concluído. Acreditamos que ainda em dezembro os kits sejam instalados nas Agências do Trabalhador e nos postos do Na Hora, e que os funcionários já estejam em treinamento do novo sistema", declarou o secretário de Trabalho do DF, Bolivar Rocha, que também esteve presente no evento. Para ele, é necessário que haja uma fase de testes antes da instalação para saber se todo o procedimento está compatível com o sistema do Ministério do Trabalho.  
Segundo Rocha, no DF, em dados gerais, são emitidas aproximadamente 180 mil carteiras de trabalho por ano. "Esse é um número bastante significativo e o trabalhador merece uma atenção especial nesse sentido. Modernizar a prestação do serviço público é valorizar o trabalhador", disse.
As novas carteiras de trabalho serão emitidas via agendamento on-line, "o que vai evitar filas e desperdício de tempo do trabalhador", segundo Manoel Dias. Além disso, serão disponibilizadas via sistema informatizado, o que evitará fraudes e outros tipos de crime. "Em menos de meia hora a carteira estará pronta, com um código único do trabalhador, ou seja, caso alguém queira emitir uma carteira de trabalho com os dados de outra pessoa, não será possível, pois o sistema vai reconhecer todas as informações", completou o ministro.
Os kits para emissão da carteira digital contam com uma mesa digitalizadora, um identificador biométrico, uma câmera web e uma tela de projeção. "É importante dizer que antes a carteira de trabalho, apesar de gratuita, gerava pequenos gastos para o trabalhador, como a impressão da foto 3x4. Hoje podemos dizer que a carteira de trabalho é totalmente gratuita, pois até a foto 3x4 é feita pelo sistema", explicou o ministro do Trabalho.
Com a novidade, as antigas carteiras de trabalho não precisam ser dispensadas. Elas continuam valendo em todo o território nacional.
Também participaram do evento o superintendente-regional do DF, Miguel Nabut; o procurador-geral do DF, Alessandro Santos; e o secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Silvani Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário