Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Gama - Consciência Negra

Escola do Gama terá programação especial no Dia Nacional da

Consciência Negra

  Ádamo Araujo, da Agência Brasília
Escola do Gama terá programação especial no Dia Nacional da Consciência NegraFoto: Divulgação
Serão realizadas exposições e outras atividades
abertas à comunidade nesta quinta (20)

 Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20), o Centro de Ensino Médio 3 do Gama (EQ 05/11 - AE "F" - Setor Sul) realiza a III Mostra de Cidadania e Africanidades. O evento reunirá obras, debates e exposições dos alunos e professores sobre o tema e estará aberto à comunidade, das 13h30 às 17h30.

"Os professores propuseram os temas e vários alunos se inscreveram para ajudar a desenvolver os projetos nas áreas, tanto de humanas quanto de exatas", explicou o supervisor da escola, Lélio Rodrigues.

Gratuita e aberta a toda a comunidade, a programação prevê apresentações artísticas, debates envolvendo tópicos do Estatuto da Igualdade Racial e mesas temáticas sobre aspectos relacionados a preconceito e discriminação em diversos contextos, como cultura, esporte e política entre outros.

"É uma atividade importante, uma vez que aborda uma temática que envolve o cotidiano deles. É uma forma de sensibilizar a todos para questões tão importantes como combate ao preconceito e à discriminação", complementou Lélio.

A DATA – O dia 20 de novembro foi escolhido para simbolizar o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Atualmente, várias leis defendem os direitos da pessoa afrodescendente, como a Lei de Cotas nas universidades. Estudiosos acreditam que em razão de os negros terem sido marginalizados após o período de escravidão não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o branco.

Para muitos especialistas, o Dia da Consciência Negra é marcado pela luta contra o preconceito racial. Na data são abordados temas como o respeito enquanto pessoas humanas, além de ocorrerem discussões e trabalho de sensibilização da sociedade sobre a importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário