Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Formosa

Formosa possui o melhor nível de educação entre as cidades da Região Metropolitana

  Johnny Braga, da Agência Brasília
Formosa possui o melhor nível de educação entre as cidades da Região MetropolitanaFoto: Brito/Arquivo
Município se destaca pela baixa dependência do DF nas áreas de saúde e emprego, segundo pesquisa da Codeplan


Entre as 12 cidades da Região Metropolitana do Distrito Federal, o município de Formosa (GO) é o que mais se destacou na Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD 2013). Segundo a Codeplan, a cidade goiana apresentou o melhor índice de educação, chegando a ter 11,53% da população com nível superior completo e 5,33% com nível superior incompleto.

Formosa também é destaque pela baixa dependência sobre o DF nas áreas de saúde e emprego. Apenas 1,40% da população utiliza os hospitais públicos do DF. "É um valor baixo para os números que temos na periferia metropolitana. Para a Codeplan, a cidade é um dos melhores municípios da Região Metropolitana para se viver", explica Giuliana Correa, que faz parte do Núcleo de Desenvolvimento Metropolitano Regional.

Um dos fatores responsáveis pelo baixo índice da utilização da saúde pública pode estar ligado ao percentual de moradores que possuem plano de saúde (18,59%). Formosa tem o 3º maior nível da PMAD em habitantes que têm plano hospitalar.

MAIS POPULOSA- Formosa é a quinta cidade mais populosa da Região Metropolitana do DF: tem 108.466 habitantes nas áreas urbana e rura. Do total, 52,16% são mulheres. A cidade possui um perfil jovem, onde 71,13% estão na faixa etária de até 39 anos de idade. Já a população idosa – acima de 60 anos - representa apenas 9,08% dos habitantes.

O nível de dependência da população idosa, ou com idade de até 14 anos (20,41%) sobre a os indivíduos ativos é baixo. Segundo a pesquisa, para cada grupo de 100 pessoas potencialmente na população ativa, cerca de 42 são dependentes, sendo aproximadamente 29 jovens (até 14 anos) e 13 idosos (60 anos ou mais).

EDUCAÇÃO – O município tem, ao todo, 30,1 mil estudantes. Destes, 76,96% estudam em escolas públicas. A pesquisa revela ainda que 33.564 pessoas declararam já ter concluído os estudos. As duas principais razões dos demais 36,7 mil moradores que não estudam são: a falta de interesse (33,22%), ou porque trabalham (8,17%). Outros 1.013 moradores (1,44%) alegaram não estudar por não haver vaga na escola ou pela distância em relação à moradia.

A taxa de analfabetismo entre a população com mais de 15 anos é baixa. Apenas 3,41% declararam-se analfabetos. Outros 30,88% possuem o ensino fundamental incompleto e 20,41% tem o ensino médio completo. Entre os que ainda não completaram o ensino médio estão 15,08%, sendo que boa parte dos que se encontram nessas condições ainda está estudando.

Um dado que chama a atenção é que o município é composto, em sua grande maioria, por pessoas naturais do estado de Goiás, o que equivale a 73,39%. Os não naturais representam 26,61%. A maior parte é de Minas Gerais (8.777 migrantes) e do Distrito Federal (6,8 mil pessoas).

EMPREGO E MORADIA - Formosa oferece condições para que as pessoas residam e trabalhem no município. Apenas 8,65% dos habitantes trabalham no DF, sendo 5,11% no Plano Piloto e 1,18% em Planaltina. Segundo a Codeplan, entre as cidades da Área Metropolitana, Formosa possui a melhor estrutura urbana, onde 94,45% das residências têm água encanada.

A coleta de esgoto representa 61,33% das moradias. O baixo índice, no entanto, é registrado no sistema de ligações na rede de águas pluviais. Apenas 3,01% dos domicílios possuem essa ligação. Segundo a Codeplan, as condições são as melhores entre as cidades pesquisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário