Pavilhão de Exposições sedia 7º Salão do Artesanato
Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo
Evento anual tem a presença de artistas de 20 estados e do Distrito Federal até o dia 9 de novembro; a entrada é gratuita
Aproximadamente 400 artistas de todo o Brasil expõem seu talento no 7º Salão de Artesanato, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Com entrada gratuita, o evento, que vai até domingo (9), inclui shows, oficinas, homenagens e oportunidades de negócios. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas passem pelo local para conferir as atrações, das 11h às 23h.
Com a parceria do Programa do Artesanato Brasileiro, a edição de 2014 terá expositores de 20 estados - Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso, o estado homenageado desta edição, e do Distrito Federal.
No estande da capital brasileira, dez artesãos cadastrados na Secretaria de Turismo e Projetos Especiais do DF representam a arte da cidade. "Essa parceria dá oportunidade de mostrar o nosso trabalho e gerar renda. Quando o turista chega à cidade, logo após visitar os monumentos, procura o artesanato. É uma forma de levar um pedaço daquele lugar consigo. Aqui em Brasília, o símbolo é a flor do Cerrado", contou a presidente da Associação do Sudoeste/Octogonal de Artesanato Solidário, Lúcia Cruz.
O espaço também recebe representantes do RuralTur, que se dedicam a explorar as belezas do turismo rural da região. "Já participamos de mais de cinco edições deste evento. Para este ano, a expectativa é 100% maior, pois percebemos que os visitantes estão mais disponíveis para conhecer e tirar dúvidas sobre produtos. O público está mais participativo", disse o associado Ricardo Monteiro.
"O benefício é basicamente divulgar o nosso trabalho e aumentar as vendas, que podem ser durante o evento ou futuramente, a partir de contatos feitos aqui", disse o artesão Jerson Ruiz Ugarte, que se dedica ao ofício há mais de 30 anos.
ATRAÇÕES - A programação cultural ficará por conta de artistas relacionados à cidade. Representantes de Brasília no Programa The Voice Brasil subirão ao palco principal, diariamente, a partir das 9h. Entre os nomes selecionados estão Ellen Oléria, Sam Alves, Guto Sant'Anna e Diego Azevedo, que acompanhará a transmissão do programa nesta quinta-feira (6) dos telões montados na estrutura do evento.
Para aqueles que desejam aprender uma das técnicas de artesanato, o Sesc e artesãos renomados ministram oficinas gratuitas. Das 13h às 17h, ocorrem quatro oficinas com capacidade para acolher até 50 participantes. Os temas abrangem confecção de arranjo de flores, enfeite natalino e ímã de geladeira.
A oportunidade também é para adquirir produtos diretamente do artesão. De acordo com a organização, o evento é responsável pela movimentação de aproximadamente R$ 6 milhões, entre comércio realizado durante a feira e negócios futuros. O Salão do Artesanato gera ainda 20 mil empregos indiretos durante o período de realização.
Serviço:
7º SALÃO DO ARTESANATO
Data: 5 a 9 de novembro de 2014
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Horário: 11h às 23h
Nenhum comentário:
Postar um comentário